Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

actualidades

 

Entre 1982 e 1998, o eucalipto tem vindo a substituir o pinheiro bravo 

A FLORESTA QUE TEMOS

De acordo com o Inventário Florestal de 1998, da responsabilidade da Direcção-Geral das Florestas, a superfície florestal ocupava cerca de 3,3 milhões de hectares, representando aproximadamente 37% da superfície territorial, enquanto em 1992 a superfície florestal era de 3,1 milhões de hectares.
Entre 1982 e 1998, o povoamento florestal sofreu alterações estruturais. O pinheiro bravo, tradicionalmente a espécie mais representativa, tem vindo a ser substituído pelo eucalipto. Em 1982 a área de pinheiro bravo, 1,3 milhões de hectares, represen tava cerca de 41%, caindo para 30% em 1998, com 1 milhão de hectares. 

 
Em 1982 o eucalipto ocupava 385,8 mil hectares da floresta nacional, o que correspondia a 12% do total da área florestada; em 1998 a área ocupada por esta espécie já atingia cerca de 700 mil hectares, representando 21% do total da área. A restante estrutura do povoamento florestal não teve alterações significativas.       

Para o período 1983-1999 os incêndios dizimaram cerca de 1,6 milhões de hectares de floresta, sendo 1991, o ano em que se registou a maior área ardida.
A partir desse ano, e apesar do número de incêndios ter aumentado, é de salientar que a respectiva área ardida tem vindo a diminuir.

      

A repartição de idosos não é homogénea no território nacional como resultado das diferentes evoluções demográficas regionais. A região Norte detinha, tanto em 1990 (11,4%) como em 1998 (12,8%) a mais baixa percentagem de idosos no Continente como resultado das elevadas taxas de natalidade observadas.

 

 

Para saber mais...
Para consultar mais informação sobre esta área temática, consulta as Estatísticas da Agricultura publicadas anualmente pelo INE ou o Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas, informação disponível no Infoline.

 

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]