Os conteúdos do ALEA podem ser utilizados em ambiente de sala de aula ou formação?

Os conteúdos científicos do ALEA são de acesso livre e passíveis de utilização em ambiente de formação, trabalhos didáticos, etc. Quando utilizados nesses contextos, deverá ser citada a fonte ALEA - Ação Local de Estatística Aplicada.

Com que regularidade são efetuados os Desafios do ALEA?

Os Desafios do ALEA são disponibilizados com a cadência de um por período letivo. 

No final do ano letivo, é realizado um sorteio, entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição  de um prémio especial!

O que significa a Taxa de Desemprego? E como se calcula?

O INE efetua o Inquérito ao Emprego (IE) que tem por principal objetivo caracterizar a população face ao mercado de trabalho. A informação recolhida por este inquérito permite analisar o mercado de trabalho enquanto realidade dinâmica e, deste modo, é um ponto de partida para a elaboração de políticas socioeconómicas.

É um inquérito trimestral, por amostragem, dirigido a residentes em alojamentos familiares no espaço nacional e disponibiliza resultados trimestrais e anuais. Com a divulgação dos resultados relativos a outubro de 2014, o INE iniciou a publicação mensal de estimativas do Inquérito ao Emprego para os principais indicadores do mercado de trabalho, em paralelo e complementarmente à publicação das estimativas trimestrais habituais. 

As características observadas no inquérito referem-se fundamentalmente à situação no decorrer de uma semana pré-definida (de segunda a domingo), denominada "semana de referência". As entrevistas realizam-se, em regra, na semana seguinte à semana de referência. A informação é obtida por recolha direta, mediante entrevista assistida por computador, segundo um modo misto: a primeira entrevista ao alojamento é feita presencialmente e as cinco inquirições seguintes, se estiverem cumpridos os necessários requisitos, são feitas por telefone.

Os dados divulgados foram calibrados tendo por referência as estimativas da população calculadas a partir dos resultados definitivos dos Censos 2011

Por exemplo, no 2º trimestre de 2017, a taxa de desemprego em Portugal foi de 8,8%.

Como calculamos o valor da "taxa de desemprego"?

Através da relação entre "população desempregada" e "população ativa". Consideremos um exemplo: no 2º trimestre de 2017, a taxa de desemprego em Portugal foi de 8,8%. Obteve-se esta taxa em resultado dos seguintes resultados:

  • População desempregada = 461,4 mil indivíduos
  • População inativa = 5 221,8 mil indivíduos

Podes aceder a alguns conceitos relacionados com o desemprego no Glossário ou na página do INE.

 

O que é a Média?

A média amostral ou simplesmente média, que se representa por , é uma medida de localização do centro da amostra, e obtém-se a partir da seguinte expressão:

onde x1, x2, ..., xn representam os elementos da amostra e n a sua dimensão.
    
Expressões envolvendo o conceito de média
Área média por freguesia :

Em média as freguesias de Olhão têm 25.4 Km2 de área.
    
Estada média por alojamento hoteleiro:

Exemplo: A Estada média nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, parques de campismo, colónias de férias e pousadas de juventude, nos anos de 2012 a 2016. Com este exemplo, podemos observar a evolução temporal deste indicador, mas também o diferente perfil de estadas médias, por tipo de estabelecimento turístico: maiores nos parques de campismo e menores nas pousadas de juventude.

O que é a Inflação?

Por inflação entende-se a subida generalizada e sustentada dos preços.

O INE divulga três medidas dos preços no consumidor:
Variação Mensal - mede o crescimento do nível geral de preços entre o mês n-1 e o mês n.
Variação Homóloga - mede o crescimento do nível geral de preços entre o mês n do Ano N-1 e o mês n do Ano N.
Variação Média dos Últimos 12 Meses - mede o crescimento do nível geral de preços entre os 12 últimos meses do Ano N-1 e os últimos 12 meses do Ano N.

O que é o recenseamento?

O termo recenseamento está, regra geral, associado à contagem oficial e periódica dos indivíduos de um País, ou de parte de um País. Ele abrange, no entanto, um leque mais vasto de situações. Assim, pode definir-se recenseamento do seguinte modo:

Estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo.

Para a maioria das pessoas, a palavra recenseamento (ou censo) está associada à enumeração dos elementos da população de um País. Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se o Recenseamento Geral da População. Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se um Recenseamento Geral da População e da Habitação. O último ocorreu em 2011 e os seus resultados estão disponíveis na Internet, no Portal de Estatísticas Oficiais (Portal do INE) em Censos 2011.

 

O que é o Portal do INE?

O Portal de Estatísticas Oficiais ou Portal do INE (www.ine.pt) põe à disposição do público a informação estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística. 

No Portal do INE é possível, entre outras funcionalidades, aceder gratuitamente (visualizar, imprimir e importar) a:

  • Informação «dinâmica» assente numa Base de Dados (indicadores) a partir da qual o utilizador pode construir e alterar quadros à medida das suas necessidades;
  • Publicações, estudos e destaques disponíveis em PDF (conteúdo integral) e nos formatos XLS e CSV (quadros).

Mediante registo na «Área dos Utilizadores», é também possível gravar quadros para utilização futura.