A página Conjuntos de Dados foi concebida para apoiar a elaboração de trabalhos estatísticos, nomeadamente, através da disponibilização de informação estatística em folhas de cálculo, com diferentes formatos para diferentes análises.

 

O ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - constitui-se no âmbito da Educação, da Sociedade da Informação, da Informação Estatística, da Formação para a Cidadania e da Literacia Estatística como um contributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, tendo como principal suporte um sítio na web.

 

É disponibilizado um último conjunto de dados, resultando de uma parceria entre Gabinete dos Censos (do INE) e o ALEA, que culminou com a iniciativa "Tu Também Contas (Mini-Censos)".


Taxa de desemprego

   

O conjunto de dados disponibilizado contém informação sobre a taxa de desemprego trimestral, do 1º trimestre de 2011 ao 3º trimestre de 2014, por NUTS 2.

Permite efetuar uma análise temporal da evolução desta variável e observar se o seu comportamento foi idêntico em todas as regiões NUTS 2.

Imagem ilustrativa da estrutura do documento (formato Excel).

 


Produto Interno Bruto

   

O conjunto de dados disponibilizado contém informação sobre o Produto Interno Bruto a preços correntes para os anos de 2004 a 2012, por NUTS 3.

Permite efetuar uma análise temporal da evolução desta variável e observar se o seu comportamento foi idêntico em todas regiões NUTS 3. A dimensão da matriz (tempo x geografia) que se pode obter, apresenta mais de 300 obsevações.

Imagem ilustrativa da estrutura do documento (formato Excel).

 


Variáveis ao nível municipal

   

O conjunto de dados disponibilizado contém informação sobre algumas variáveis que permitem efetuar uma breve caracterização de cada um dos 308 municípios do País.

A dimensão da matriz (variáveis x geografia) que se pode obter apresenta mais de 2000 observações, contendo informação sobre "Densidade populacional", "Proporção de resíduos urbanos recolhidos seletivamente", "Médicas/os por 1000 habitantes", "Proporção de hóspedes estrangeiros", "Disparidade no ganho médio mensal entre sexos", "Consumo doméstico de energia elétrica por habitante" e "Taxa bruta de escolarização no ensino secundário".

Imagem ilustrativa da estrutura do documento (formato Excel).


Variáveis ao nível de freguesia

   

O conjunto de dados disponibilizado contém informação sobre as principais variáveis Censitárias que permitem efetuar uma caracterização censitária de cada uma das mais de 4 mil freguesias do País.

A dimensão da matriz (variáveis x geografia) que se pode obter apresenta mais de 20000 observações, contendo informação sobre "População Residente", "Número de Famílias Clássicas e Dimensão", "Número de Famílias Institucionais", "Número de Edifícios e Tipo de edifício" e "Número de Alojamentos e Tipo de Alojamento".

Imagem ilustrativa da estrutura do documento (formato Excel).


Mini-Censos

   

Nesta secção é possível aceder aos resultados do último "Tu Também Contas (Mini-censos)", iniciativa elaborada no âmbito "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" e desenvolvida pelo Gabinete dos Censos do INE em colaboração com o ALEA.

A matriz de dados dos Mini-Censos pode ser acedida em formato Microsoft Excel (RespostasMiniCensosNovo.xls). A folha "Dados" contém o total de respostas válidas para todas as questões do questionário, num total de 20054 indivíduos, enquanto a folha "Codificacao" contém a codificação das variáveis recolhidas.

Apesar dos Mini-Censos terem sido efetuados por formulário na internet, pode consultar uma versão do questionário utilizado, em formato pdf, aqui.