(Responde até 17 de Dezembro de 2017)

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 10 de novembro de 2017.

Esta notícia apresenta informação sobre o desempenho escolar dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.

 

Problema de Nível 1

O gráfico ao lado apresenta a percentagem do número de classificações negativas obtidas pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.

A partir da informação contida no gráfico, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

O gráfico de barras seguinte apresenta a percentagem do número de classificações negativas dos alunos de que ano de escolaridade?

 

Questão 2:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) A percentagem de alunos do 7.ºano de escolaridade com uma classificação negativa foi superior à percentagem de alunos do 8.ºano que também tiveram uma classificação negativa.

(B) A percentagem de alunos do 3.º ciclo que obtiveram classificação positiva em todas as disciplinas foi próxima dos 50% para todos os três anos de escolaridade.

(C) A percentagem de alunos com 3 ou mais negativas decresce significativamente entre os 7.º e 9.º anos de escolaridade.

 

Responder ao Nível 1

 

Problema de Nível 2

O gráfico ao lado apresenta a distribuição dos alunos retidos, segundo o número de classificações negativas que tiveram, no ano letivo 2014/15.

Questão 1:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) 85% dos alunos que ficaram retidos (“chumbaram”)  no 7.º ano de escolaridade tiveram cinco ou mais classificações negativas.

(B) Um quarto dos alunos retidos no 8.ºano de escolaridade obteve pelo menos 4 negativas.

(C) A mediana do número de classificações negativas obtidas pelos alunos que reprovaram no 9.ºano de escolaridade foi 5 negativas.

 

Questão 2:

Em 2014/2015, ficaram retidos 13,1% dos 300.429 alunos inscritos no 3.º ciclo em escolas públicas de Portugal Continental. Esta percentagem sobe para 16,7% se apenas se tiver em conta o 7.º ano, o primeiro dos três que compõem o 3.º ciclo e que é tradicionalmente um dos que regista piores desempenhos no que respeita à taxa de retenção.

Calcula a percentagem do número de alunos matriculados no 7.ºano que ficaram retidos e que tiveram seis ou mais classificações negativas.

 

 

Responder ao Nível 2

 

 

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!