Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

(Responde até 15 de dezembro de 2018)

 

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 29 de outubro de 2018.

Esta notícia apresenta informação sobre a situação, após três anos, dos alunos que ingressam no ensino secundário científico-humanístico (CH) nos anos letivos 2012/13, 2013/14 e 2014/15 (estudo da DGEEC).

 

Problema de Nível 1

Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação, em 2016/17, dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.

 

Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)

 

A partir da informação apresentada, respode às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Elaborou-se a tabela de frequências relativas (em %) referente à informação do gráfico “Concluíram o Secundário”. Nessa tabela, os valores das frequências relativas foram substituídos pelas letras a, b, c e d, obtendo-se a tabela seguinte.

Idade

Frequência relativa (%)

15 anos ou menos

a

16 anos

b

17 anos

c

18 anos ou mais

d

 

 

 

 

 

 

 

Indica os valores correspondentes às letras a, b, c e d.

 

Questão 2:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

  • (A) Quanto mais avançada é a idade de entrada dos alunos, menor é a percentagem de alunos que concluíram o ensino secundário em 2016/17, ou seja, que concluíram o curso em 3 anos letivos.
  • (B) Mais de metade dos alunos que se matricularam no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, e que tinham 18 anos ou mais, desistiram ou mudaram de via de ensino.

 

Questão 3:

Sabe-se que, dos alunos que ingressaram no ensino secundário CH em 2014/15, 1894 alunos tinham 17 anos. Determina o número de alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17.

 

Responder ao Nível 1

 

Problema de Nível 2

Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação em 2016/17 dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.

 

Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)

 

 

A partir da informação apresentada, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Os gráficos apresentam as percentagens de alunos em cada uma das 4 situações consideradas: concluíram o secundário, estavam matriculados no ensino CH sem o terem concluído, mudaram de via de ensino e desistiram. 

Relativamente aos alunos que ingressaram com 18 anos ou mais no ensino CH em 2014/15, apresenta-se a distribuição destes alunos por situação em 2016/17 por intermédio do gráfico circular ao lado.

Indica a situação correspondente às letras A, B, C e D.

 

Questão 2:

Com os dados apresentados, é possível indicar a percentagem total de alunos que concluíram o ensino secundário científico-humanístico (CH) nos 3 anos previstos, ou seja, em 2016/17? Justifica a tua resposta.

 

Questão 3:

Na tabela seguinte, indica-se o número de alunos que entraram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade.

Idade

Número de alunos

15 anos ou menos

52 463

16 anos

6 921

17 anos

1 894

18 anos ou mais

467

 
Determina a percentagem de alunos que concluíram o ensino CH em 2016/17.
Apresenta o resultado arredondado às décimas.
 

Responder ao Nível 2

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!