Novidade

 

O ALEA foi apresentado publicamente em 1999, com o propósito de proporcionar instrumentos relativos à compreensão, à utilização e ao ensino da Estatística, destinados essencialmente aos docentes e alunos do ensino secundário.

 

A natureza e o âmbito da atividade que desenvolveu desde então justificaram o prémio internacional de “Best Cooperative Project Award” que lhe foi atribuído em 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas era tempo de mudar!

 

Por isso, a Escola Secundária Tomaz Pelayo, o Instituto Nacional de Estatística e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares disponibilizam agora um novo Portal ALEA!

 

Mantendo-se o propósito e a natureza dos conteúdos – promover a literacia estatística junto da comunidade educativa, em especial, mas também da sociedade em geral – dá-se-lhes um novo formato. 

 

Pretende-se, assim, tornar os conteúdos mais claros e acessíveis, a navegação mais simplificada e com melhor usabilidade, e também estar adaptado à nova realidade das redes sociais, com disponibilização de conteúdos próprios. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realiza-se pela primeira vez, no ano letivo 2017/18, a Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition – ESC), dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e por alguns Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal.

Trata-se de uma nova competição com o propósito de promover a literacia estatística, a curiosidade e o interesse pelas estatísticas oficiais junto dos estudantes e dos professores e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre os estudantes com vista a alcançar objetivos comuns.

 

A competição terá duas fases: a nacional e a europeia. Os finalistas da fase nacional de cada país poderão vir a participar na fase europeia. Na fase nacional, será utilizada a língua portuguesa; na fase europeia, utilizar-se-á a língua inglesa.

A competição nacional terá lugar durante o ano letivo 2017/2018 e a final europeia ocorrerá em maio de 2018.

O Registo das equipas decorre entre 6 de novembro de 2017 e 26 de janeiro de 2018.

 

Consulta aqui toda a informação sobre esta competição!

 

 

 

 

 

Encontra-se disponível um novo curso intitulado de Organização e Tratamento de Dados.

Veja aqui!

O espaço EuroPALEA foi atualizado com informação estatística mais recentes sobre os Estados Membros: informação demográfica, económica e educação.

Consulte aqui!

Na Estatística divertida, foi incluído um novo jogo, INECity, no qual o jogador assume o papel de presidente de um município e tem de decidir que equipamentos instala, ou não, na sua cidade, usando o orçamento de que dispõe. No final, a manchete do jornal local reflete o veredito da população sobre o seu desempenho!

Jogar!

Pág. 1 de 2