Lisboa, Escola BI/JI Vasco da Gama
30 de Janeiro de 2009
14h00 - Recepção aos participantes e entrega de documentação
14h30 - Abertura
14h50 - Conferência de abertura - João Mata (GEPE - ME)
15h10 - 1º painel: Ter Estatística nos curricula faz os cidadãos terem
mais literacia? (moderador: Pedro Campos - INE)
- Eugénia Graça Martins (FCUL) [ documentação
]
Título:
O Tema de Estatística e Probabilidade no (Reajustamento do) Programa
de Matemática do Ensino Básico
Resumo: Em 2007 procedeu-se a um reajustamento do Programa de Matemática
para o Ensino Básico, datado do início dos anos 90 e que
entretanto tinha sido objecto de modificações curriculares,
pela publicação em 2001, do Currículo Nacional do
Ensino Básico. Com esta apresentação pretende-se
realçar o que é que se ganhou, com o reajustamento, no que
diz respeito ao tema da Estatística e Probabilidade.<br>
E o que é que ganhamos em ter este tema incluído na organização
curricular do Ensino Básico?
Apresentação (formato Adobe PDF)
- Luísa Castro Loura (SPE) [ resumo
]
Título:
A Estatística e os grandes temas da actualidade
Resumo: O problema do aquecimento global e da extinção
de espécies, o combate à fome, às doenças
e à poluição, entre outros, são temas que
entusiasmam e estimulam a generosidade característica dos jovens
e onde a estatística tem um papel de relevo, tanto na detecção
de situações críticas como no apontar de eventuais
causas para os desvios observados. Iremos recorrer a algumas das bases
de dados disponíveis na Internet para sugerir algumas formas simples
de análise estatística que evidenciem a razão de
ser das preocupações actuais com os temas acima citados
e fomentem o desenvolvimento do espírito crítico na leitura
e interpretação de dados estatísticos.
- Maria João Lagarto (GAVE-ME) [ documentação
]
Título:
O que fazer com estes dados?
Resumo: O GAVE é, há mais de 10 anos, responsável por toda a avaliação
externa de desempenho dos alunos. Durante estes anos muitos dados se foram
acumulando e maior parte deles são desconhecidos da comunidade educativa.
Usualmente, são conhecidas as médias das provas e os resultados por alunos,
mas não existem relatórios que permitam um aprofundamento do conhecimento
matemático que os alunos revelam ter nestas provas.
Pretende-se dar a conhecer os resultados dos alunos em algumas provas
de avaliação externas na área de estatística e probabilidades e analisar,
em conjunto, o resultado dos alunos em alguns itens. O foco será, sobretudo,
na forma como estes dados podem ajudar os professores a compreender as
"facilidades" e "dificuldades" dos alunos na área da estatística e probabilidades.
Apresentação (formato Adobe PDF)
16h30 - Coffee Break
16h45 - 2º painel: Ensinar e aprender Estatística no Ensino Básico e Secundário
(moderador: Rui Martins - INE)
- António Batel (Projecto PmatE - UA) [ resumo
]
Título:
Estatística e as TIC's.
Resumo: O propósito desta comunicação é o de reflectir sobre as novas tecnologias de informação no domínio da Estatística. Se bem que nos pareça obvio que a Estatística não é usada sem recurso à informática, o ensino desta disciplina está longe de tirar partido de todos os avanços tecnológicos das escolas ao longo destes anos.
- Isabel Catalão (EBI Quinta de Marrocos) [ documentação
]
Título:
Percursos com o ALEA.
Resumo: Utilização, ao longo de dez anos, de vários
temas do ALEA em diferentes contextos: aulas de Matemática, Área
de Projecto, Clube, Semana da Matemática, Semana Cultural e Sala
Aberta.
Apresentação (formato Adobe PDF)
- José Paulo Viana (ES Virgílio Ferreira) [ documentação
]
Título:
Problemas e Estatística.
Apresentação (formato Adobe PDF)
- Emília Oliveira/Pedro Campos (Projecto ALEA) [ documentação
]
Título:
Ensinar e aprender Estatística com o ALEA.
Apresentação (formato Adobe PDF)
18h15 - Encerramento
As inscrições são gratuitas (www.alea.pt)
(terminam a 28 de Janeiro de 2009).
São aceites propostas de comunicação
sob a forma de poster (até 20 de Janeiro de 2009).