Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Voltar página anterior


O Gabinete de Formação da DREN e o projeto ALEA (Instituto Nacional de Estatística e a Escola Sec. Tomaz Pelayo), com a colaboração do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRIC) da Universidade do Porto, realizaram a 2 ª edição de um projeto inovador de formação a distância.
 


OBJETIVOS DA AÇÃO   PÚBLICO ALVO
• Potenciar a literacia Estatística através da realização de atividades produtos, ou materiais que permitam aos professores e aos alunos uma perspetiva consciente, crítica e científica da realidade que nos rodeia;
• Fomentar, a partir da Estatística, um trabalho interdisciplinar que permita o encontro dos diversos enfoques disciplinares e metodológicos na descrição, interpretação e compreensão da realidade, nomeadamente nas novas áreas interdisciplinares como é o caso da Área de Projeto;
• Desenvolver atividades, produtos ou materiais no domínio da Estatística que permitam aos professores uma apropriação crítica das TIC´s, tendo em conta as suas implicações nas práticas pedagógicas.
 

Docentes do 2º e 3º CEB das áreas de História, Ciências, Geografia, e Matemática, bem como os que desenvolvem atividades no âmbito da Área de Projeto;

Docentes do Ensino Secundário das áreas de História, Ciências, Geografia, Matemática e Economia.




Nota: será dada prioridade a equipas de docentes provenientes da mesma escola, respeitando a diversidade geográfica.

 
     
PROGRAMA E ACREDITAÇÃO   CRONOGRAMA E LOCAL DAS SESSÕES PRESENCIAIS
  • Temas Estatísticos Atuais
  • Noções Básicas de Estatística
  • O Inquérito Estatístico
  • Utilização das Estatísticas no Currículo Escolar
  • O Ensino da Estatística e Probabilidades
  • Metodologia de Projeto
  • A Conceção de Projetos Interdisciplinares
  • As TIC's no Ensino da Estatística
 

O início da formação decorreu no dia 9 de Setembro de 2005, das 9h às 13h. As datas das duas sessões presenciais, foram posteriormente acordadas com os formandos.

As 3 sessões presenciais face-a-face decorreram nas instalações do:

Centro de Formação PRÓfessor
Escola Secundária Augusto Gomes
Rua de Damão - Matosinhos


Nota: A oficina de formação tem 40 horas, que se organiza em sessões presenciais e sessões interativas (síncronas e assíncronas).

Esta oficina foi acreditada com o registo CCPFC/ACC 32168/03, podendo os formandos obter até 3.2 créditos.
     
ALGUNS TRABALHOS DOS FORMANDOS
FORMANDO ESCOLA TRABALHO DOCUMENTOS
Fernanda Monteiro e Rui Maia Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses Observatório do Processo Ensino/Aprendizagem

Trabalho final (582kb)

Helena Cunha Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim A Estatística e os Atuais Programas

Trabalho final (370kb)

Manuel Flores EB 23 Monsenhor Elísio Araújo - Pico de Regalados O (in)sucesso escolar

Trabalho final (294kb)

Maria do Céu Belarmino e Rui Mesquita Escola E B 2,3 de Lousada Opinião do Directores de Turma sobre os documentos propostos para a avaliação dos alunos

Trabalho final (199kb)

     
União Europeia   ProdepIII
     
 

Voltar página anterior