Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Durante o ano de 1997, registaram-se em Portugal cerca de 105 mil óbitos; destes, mais de metade resultaram de dois grupos de causas de morte:

- as doenças do aparelho circulatório mantêm-se como a primeira grande causa de morte em Portugal correspondentes a 40,1% do total;
- os tumores malignos foram responsáveis por 19,5% do total de óbitos.

Relativamente a 1996, o peso destes dois grupos no conjunto das causas de morte não se modificou de forma significativa, realçando-se, apenas, a ligeira descida das doenças do aparelho circulatório (representaram 41,7%, em 1996) e o pequeno acréscimo dos tumores malignos (19%, em 1996). A incidência destas causas na mortalidade em Portugal vem crescendo de forma praticamente constante ao longo das últimas décadas. Se os dois grupos atingiram 59,6% do total dos óbitos registados em 1997, em 1960 significavam apenas 35%. Em 1990, já se verificava um peso bastante mais elevado destes dois grupos relativamente ao total dos óbitos (61,8%, face a 57,8% em 1980 e 42,4% em 1970).
Na década de 90 assistiu-se a uma estabilização desta situação (embora com uma diminuição conjunta de 3,6%), notando-se, no entanto, uma tendência decrescente dos óbitos por doenças cárdio-vasculares compensada por uma proporção crescente dos óbitos por tumores malignos.

Em terceiro lugar nas causas de morte de óbitos registados em 1997 surgem as causas externas, com 5,3% do total. No conjunto de 5533 óbitos motivados por causas externas em 1997, destacam-se os resultantes de acidentes de trânsito de veículos de motor, com 2019 casos (36,5%). No período 1960-1997, os óbitos resultantes deste tipo de acidentes registaram um acréscimo de 145,3%; esta é mesmo a principal causa de morte para os indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos.
De referir ainda, no âmbito das causas externas, os óbitos por suicídio e por homicídio, com 483 e 125 casos, respectivamente; regista-se, contudo, uma tendência decrescente nestas causas de morte.

 

Para saber mais...

Algumas definições:

  • Causa de morte - Doença, estado mórbido ou lesão que produziu a morte ou que contribuiu para ela, ou as circunstâncias do acidente ou da violência que produziu essa lesão.Causa de morte - Doença, estado mórbido ou lesão que produziu a morte ou que contribuiu para ela, ou as circunstâncias do acidente ou da violência que produziu essa lesão.
  • Causa [de morte] externa (morte não natural) - Factores externos responsáveis pela estado patológico causador do óbito, nomeadamente por tipo de suicídio, tipo de acidente, tipo de homicídio, catástrofe natural e outros.Causa [de morte] externa (morte não natural) - Factores externos responsáveis pela estado patológico causador do óbito, nomeadamente por tipo de suicídio, tipo de acidente, tipo de homicídio, catástrofe natural e outros.
  • Doenças - Estados do organismo em que existem alterações anatómicas ou perturbações funcionais que o afastam das condições normais. Utiliza-se para fins estatísticos a Classificação Internacional de Doenças (OMS).Doenças - Estados do organismo em que existem alterações anatómicas ou perturbações funcionais que o afastam das condições normais. Utiliza-se para fins estatísticos a Classificação Internacional de Doenças (OMS).
  • Óbito - Desaparecimento permanente de qualquer sinal de vida em qualquer momento, após o nascimento com vida.Óbito - Desaparecimento permanente de qualquer sinal de vida em qualquer momento, após o nascimento com vida.

Para encontrar mais informação sobre esta área temática, consulte as Estatísticas da Saúde (publicadas anualmente pelo INE).

 

importar em PDF

 

 

Atualidades


 

As Atualidades são notícias contendo uma leitura da informação estatística produzida pelo INE que é divulgada habitualmente através dos seus “Destaques do INE”.

Os conceitos são explicados recorrendo ao glossário do ALEA e as terminologias e metodologias usados na elaboração desses Destaques são adaptadas ao público alvo do ALEA.