(As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto.)
Apresentam-se os principais resultados relativos às estatísticas sobre o movimento de aeronaves, passageiros, carga e correio efectuados nos aeroportos nacionais, no ano de 2001 (tráfego comercial).
TRANSPORTES AÉREOS
Em 2001, os aeroportos nacionais movimentaram 112 346 aviões, ao qual correspondeu um embarque e desembarque de passageiros de 9 901 304 e 9 949 629, respectivamente, assim como 372 148 passageiros em trânsito directo, representando um aumento de 0,1% face ao ano anterior. No mesmo período, foram movimentadas 135 975 toneladas de carga e 16 514 toneladas de correio, registando-se uma diminuição do conjunto carga/correio de -14,4%, face a 2000. Do total da carga/correio movimentadas, 51,1% foram em operações de descarga e 48,9% em operações de carga.
GRÁFICO 1 - Movimento de Carga e Correio
Relativamente ao tipo de operações efectuadas, verificou-se que a maioria dos movimentos em 2001, registaram-se em operações de voo regular: 95 408 aeronaves (84,9% do total) e 7 707 458 passageiros (77,4% do total).
GRÁFICO 2 - Distribuição dos movimentos por tipo de operação
O Aeroporto de Lisboa com 9 211 954 passageiros movimentados, foi responsável por cerca de 47,4% do total do tráfego nos aeroportos nacionais. O Aeroporto da Madeira (R.A. da Madeira) e o Aeroporto João Paulo II (R.A. dos Açores), foram aqueles que apresentaram um maior acréscimo no movimento de passageiros relativamente a 2000, com acréscimos de 9,6% e 10,5%, respectivamente. Em oposição, o Aeroporto Sá Carneiro (Porto), registou um decréscimo de -1,8% no movimento de passageiros, face ao ano anterior.
GRÁFICO 3 - Tráfego comercial - movimento de passageiros
Com 6 910 755 passageiros, o terceiro trimestre de 2001, foi aquele onde se registou um maior número de movimentos (34,2% do total). No entanto, refira-se que os resultados obtidos para o quarto trimestre de 2001 (-6,2% no movimento de passageiros e -19,9% no movimento de carga e correio), espelha bem o impacto que os acontecimentos de 11 de Setembro do mesmo ano nos EUA tiveram na actividade aeronáutica comercial em Portugal.
GRÁFICO 4 - Variação dos movimentos nos Aeroportos por Trimestre
Quanto ao tipo de tráfego de passageiros, carga/correio, registou-se que o tráfego internacional foi responsável por 72,3% e 71,3%, respectivamente, do total de tráfego. Relativamente a 2000, apenas no movimento de passageiros em tráfego territorial, registou-se um acréscimo de +8%, em oposição às restantes situações, sendo as variações mais significativas no movimento de carga e correio, em tráfego interior e internacional (-17,3% e -16,5%, respectivamente).
GRÁFICO 5 - Movimentos nos Aeroportos por Tipo de Tráfego
Em 2001, as variações mais significativas relativamente ao ano anterior, dos movimentos de passageiros em tráfego internacional, ocorreram nas regiões de origem/destino América do Norte e Ásia (-14,7% e -12,6%, respectivamente), tendo a região América do Sul, registado um acréscimo de +4,1%.
GRÁFICO 6 - Variações no movimentos de passageiros por regiões de origem/destino
Relativamente à distribuição do tráfego de passageiros por países de origem/destino, registe-se que, o Reino Unido (25,8%), Alemanha (14,4%), França (11,3%) e Espanha (10,8%), significaram 62,3% do total de passageiros, em tráfego internacional, tendo o conjunto dos países da União Europeia sido responsáveis por 82,3%, do total.
GRÁFICO 7 - Distribuição dos movimentos de passageiros por regiões de origem/destino
Para saber mais...
Esta informação é disponibilizada no âmbito da execução do Regulamento Comunitário sobre as Estatísticas do Transporte Aéreo.
- PASSAGEIROS EM TRÂNSITO DIRECTO - Passageiro que permanece temporariamente no aeroporto e prossegue a sua viagem no mesmo avião em que chegou ou noutro, mas conservando o mesmo número de voo. Os passageiros em trânsito são contados uma única vez à chegada.
- TRÁFEGO TERRITORIAL - Todo o tráfego que se realiza entre o Continente e as Regiões Autónomas ou entre as duas Regiões Autónomas.
- VOO REGULAR - Todos os voos com horário regular, bem como os voos de desdobramento a esse horário, e que resultam de um aumento de procura de tráfego.
Mais informações sobre este tema:
Os resultados apresentados, bem como outros resultados sobre transportes aéreos, estarão brevemente disponíveis na publicação "Estatísticas dos Transportes - 2001", conjuntamente com informação relativa aos modos de transporte ferroviário, marítimo e rodoviário. Pode consultar estes e outros dados em www.ine.pt