Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos

Parte 1 de 78

Introdução

Já introduzimos no Capítulo 3, a definição de modelo de probabilidade, associado a uma experiência aleatória (processo de observar um fenómeno aleatório), que pressupõe a construção de um espaço de resultados e a atribuição de uma probabilidade a cada um dos resultados (acontecimentos elementares). Os resultados de uma experiência aleatória, seriam analisados mais facilmente quando associados a números, mas nem todos os resultados de uma experiência são resultados numéricos!

Basta pensar na experiência aleatória, que consiste no lançamento de 3 moedas e verificar as faces que ficam voltadas para cima. Associada a esta experiência, uma variável que pode ter interesse estudar é o número de caras que saem no lançamento das 3 moedas. Sabemos que os valores possíveis para esta variável são 0, 1, 2 ou 3, mas em cada repetição da experiência não sabemos qual o resultado que se vai verificar (característica da experiência aleatória), pelo que à variável chamamos variável aleatória.

 

Variável aleatória - é uma variável cujo valor é um resultado numérico, associado ao resultado de uma experiência aleatória.

 

 

 

 

 

Unemployment rate 1st Quarter 2024
6,8%

 

Consumer price index (CPI) May 2024
2,56%
(12-month average)

ALEA – Local Action for Applied Statistics – is a partnership project aimed at creating and making available instruments to support the teaching and learning of Statistics.


 
Improving literacy is an important condition for, on the one hand, ensuring better provision of a public utility service, and on the other hand, fostering diverse learning environments and experiences, using new information technologies.
 

 Privacy Policy           Specification           Sitemap          Newsletter