De acordo com a notícia publicada na revista "Visão" de 29 de Março de 2001, dentro de cinco anos, ter-se-ão reformado entre 10 e 15% dos cerca de 30 mil médicos actuais. Como se apertaram as vagas nas faculdades sem se tomarem medidas para substituir, a tempo, uma classe envelhecida, podemos estar à beira da ruptura dos sistema.
Os problemas deste desafio foram formulados a partir da informação publicada nesta notícia da revista "Visão".
Nível I
Problema: Qual é a percentagem de médicos efectivos do Ministério de Saúde pertencente à região de Lisboa e Vale do Tejo? (Justifique a resposta)
Resposta
O número de médicos efectivos do Ministério de Saúde (em 1997) obtém-se, somando o n.º efectivos das regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Assim, o número total é:
8 058 + 4 696 + 9 677 + 673 + 619= 23 723
Como 9 677 / 23 723 = 0,4079 (4 c.d.)
A percentagem de médicos pertencente à região de Lisboa e Vale do Tejo é, aproximadamente, 40,79%.
Nível 2
Desde a fixação do numerus clausus, em 1976, tem sido reduzido o número de alunos que consegue entrar nas escolas de Medicina do País. No gráfico seguinte é dado o número de vagas nas escolas de Medicina e de Medicina Dentária desde 1979 até 2000.
Problema: Qual foi a média e a mediana do número de alunos que conseguiu entrar nas escolas de Medicina do País entre 1990 e 2000 (nos últimos 11 anos), não incluindo a Medicina Dentária? Os valores apresentados por estas medidas são semelhantes? Comente.
Resposta
Como o número de alunos que conseguiu entrar nas escolas de Medicina do País entre 1990 e 2000 (nos últimos 11 anos) foi, respectivamente:
400 445 470 465 485 475 475 475 561 566 735
o valor aproximado da média do número de alunos que conseguiu entrar em Medicina é:
505 alunos (efectuando o cálculo dá: 504,7272... ver capítulo 4 das noções de estatística)
A mediana é igual a: 475 alunos
Os valores obtidos não são semelhantes. Neste estudo, a distribuição dos dados não é simétrica (nem aproximadamente simétrica), por isso a média e a mediana
- medidas de localização central - não são semelhantes.
Há dois valores que se distinguem:
400 - o valor mais baixo - e 735 - valor muito superior aos restantes.
Como a média, ao contrário da mediana, é uma medida muito pouco resistente, isto é, é muito influenciada por valores "muito grandes" ou "muito pequenos" podemos afirmar que, neste caso, a mediana dá uma informação mais correcta do que a média .
Nota: Todos os alunos que responderam correctamente a este desafio são contactados via e-mail Lembramos também que são candidatos ao prémio a sortear no final do ano lectivo.
E os premiados do desafio Médicos Procuram-se foram...
Problema de Nível I | ||||
Nome do aluno | ano/turma | Escola | Prémio | |
---|---|---|---|---|
1º | Vítor V. Santos Barbosa | 9º B | E.B.2/3 Vila das Aves | vale de compras 5 000$00 |
2º | - | - | - | - |
3º | - | - | - | - |
4º | - | - | - | - |
5º | - | - | - | - |
Problema de Nível II | ||||
Nome do aluno | ano/turma | Escola | Prémio | |
---|---|---|---|---|
1º | Tiago João M. Araújo | 11º E | Sec. Tomaz Pelayo | vale de compras 5 000$00 |
2º | Pedro M. Delgado Monteiro | 11º F | Sec. D. Dinis | vale de compras 3 000$00 |
3º | Jorge Adalberto Machado | 10º E | Sec. Tomaz Pelayo | vale de compras 2 000$00 |
4º | - | - | - | - |
5º | - | - | - | - |
Nota: Todos os alunos que responderam correctamente a este desafio são contactados via e-mail. Lembramos também que são candidatos ao prémio a sortear no final do ano lectivo.