Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Entre 1960 e 1997, a população idosa (com 65 e mais anos) residente em Portugal mais que duplicou, enquanto a população total cresceu 12%.
Em 1997, residiam em Portugal cerca de um milhão e meio de indivíduos com 65 e mais anos, ou seja, 15,1% da população total residente no país, dos quais 59% eram mulheres.
Entre 1990 e 1997, o envelhecimento da população portuguesa reforçou-se, quer pela redução da população jovem, quer pelo crescimento populacional nas idades mais avançadas.

 

Para saber mais...

O INE calcula anualmente Estimativas de População Residente com base no método do seguimento demográfico (que, resumidamente, aos dados dos últimos Censos, vem acrescentando os valores dos Saldo Natural e Migratório). Esta informação é publicada todos os anos na Série Estimativas Provisórias do INE.

Algumas notas:

  • Sendo o envelhecimento demográfico em Portugal um facto, importa conhecer a situação, identificar os facores que a determinam e prever a sua evolução e consequências.
  • O acentuar do processo de envelhecimento demográfico coloca desafios relacionados com a qualidade de vida dos idosos, aproveitamento das suas capacidades e a sua integração na sociedade e na família.
  • O ritmo de crescimento demográfico da população residente em Portugal tende, no entanto, a atenuar-se nas próximas décadas, como resultado da queda da fecundidade.

Para encontrar mais informação sobre esta área temática, consulte as Estimativas de População Residente (publicadas anualmente pelo INE).

 

importar em PDF

 

 

Atualidades


 

As Atualidades são notícias contendo uma leitura da informação estatística produzida pelo INE que é divulgada habitualmente através dos seus “Destaques do INE”.

Os conceitos são explicados recorrendo ao glossário do ALEA e as terminologias e metodologias usados na elaboração desses Destaques são adaptadas ao público alvo do ALEA.