Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Médicos Procuram-se

 

Desde os tempos da ex-ministra da Saúde, Leonor Beleza, que acabou o vínculo automático que os médicos tinham com o Estado, assim que se formavam. No entanto, o bastonário da Ordem, Germano de Sousa, explica que esse desvinculamento é hoje quase teórico: «Praticamente, só não tem vínculo à Função Pública quem não quer. E há vagas para todos os internos de especialidade, embora nem sempre no hospital pretendido.»

Actualmente, estão inscritos na Ordem 32 852 médicos, embora o bastonário pense que cerca de 10% já se tenham reformado ou mesmo morrido. E, num ponto, tanto o Governo como a Ordem e os sindicatos estão de acordo. Dentro de poucos anos sairá boa parte dos médicos actuais e a sua substituição não foi preparada a tempo.

Germano de Sousa entende que o aumento das vagas nas escolas devia ter começado há três ou quatro anos, frisando que vai acentuar-se a falta de médicos para as urgências. A classe médica irá sendo, progressivamente, cada vez mais velha, pois o numerus clausus  apertou há duas décadas. Acontece que , aos 50 anos, os médicos são dispensados das urgências nocturnas e, aos 55 de todas as urgências.

 

Noticia retirada da revista visão n.º 420
 

Ver quadros

 
 
 

 

 

 

Estatística
em foco



Nesta página encontram-se algumas notícias com Estatísticas que vão surgindo diariamente em Jornais e Revistas e que permitem demonstrar a importância, a utilidade e a atualidade da Estatística no nosso dia a dia