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1. Quando é que começa a reorganização do ensino básico?
Neste ano lectivo. A partir de amanhã, os estudantes dos 1º e 2º ciclos - desde o 1º até ao final do 6º ano - vão ver acrescentadas ao seu currículo mais três áreas curriculares não disciplinares: Área de Projecto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica. Acrescente-se ainda a Educação para a Cidadania que, como as outras três, também tem um carácter transversal, ou seja, são tudo áreas que podem ser abordadas por qualquer professor.
As escolas portuguesas começam amanhã a abrir as portas para receber os alunos para mais um ano lectivo. Desta vez, e ao contrário do que acontecia em 2000/2001, o número de matriculados no ensino público e privado é superior ao do ano anterior: no total, há quase mais 20 mil estudantes. São praticamente nove meses de aulas que esperam os milhares de estudantes de todo o país que por estes dias se preparam para voltar aos bancos da escola.
2. Quer dizer que os miúdos vão passar mais tempo na escola?
Não. O 1º ciclo manterá as 25 horas semanais e o 2º ciclo as 30. Significa que as novas áreas devem ser integradas no horário dos alunos. Além disso, no 5º e no 6º ano, em vez dos 50 minutos, as aulas serão divididas em blocos de 90. Algumas disciplinas ocuparão um bloco e outras dividir-se-ão por dois períodos de 45 minutos.
3. Como é que é possível manter a atenção dos alunos durante 90 minutos?
Em vez de se limitar a apresentar a matéria, o professor deve desenvolver outras metodologias de trabalho na sala de aula. Os 90 minutos devem ser um tempo de trabalho e de aprendizagem. Com o tempo dividido em blocos de 90 minutos, os alunos vão ter menos interrupções diárias e também menos disciplinas por dia. No entanto, caberá a cada escola decidir os tempos destinados aos intervalos.
4. No 1º ciclo também há aulas de 90 minutos?
Não. No 1º ciclo, o regime é de monodocência. O professor é também responsável pelas áreas não disciplinares. Idealmente, deve ser coadjuvado por outro colega em aspectos específicos, como o ensino nas áreas das expressões.
5. Vão ser precisos novos manuais escolares?
Para já, não. A reformulação dos programas das diversas disciplinas será realizada numa segunda fase do actual processo de reorganização curricular.
6. O que é que os estudantes vão aprender nas áreas não disciplinares?
Na área de Estudo Acompanhado, os alunos vão aprender métodos de estudo, de trabalho e de organização. Tanto esta como a área de projecto deverá ocupar 90 minutos semanais e ser assegurada por dois professores de áreas científicas diferentes. Além disso, são espaços privilegiados para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. No âmbito da formação cívica, que poderá ter apenas 45 minutos, da responsabilidade do director de turma, deverão abordar-se temas da Educação para a Cidadania, como a educação sexual, rodoviária, ambiental e para a saúde.
7. Como vai ser feita a avaliação?
A avaliação sumativa é feita no final de cada período escolar. Existem ainda dois momentos intercalares a meio do primeiro e segundo período, em que os professores devem avaliar a progressão dos alunos. No 1º ciclo, a avaliação é descritiva e no 2º ciclo é feita utilizando uma escala de 1 a 5. As áreas não curriculares são avaliadas de forma qualitativa.
8. Quando é que a reorganização curricular chega ao 3º ciclo?
Já no próximo ano lectivo e de forma gradual, ou seja, começa no 7º ano e progressivamente alargar-se-á até ao 9º. O mesmo processo aplica-se à revisão curricular do ensino secundário.
Ver quadros
Alunos Matriculados no Ensino Público e Privado
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1996/97
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1997/98(*)
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1998/99(*)
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1999/00(*)
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2000/01(*)
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2001/02(**)
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Total |
2.192.540
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2.169.732
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2.122.519
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2.128.293
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2.123.748
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2.143.500
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Educação pré-escolar |
187.539
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201.878
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208.139
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218.225
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224.575
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233.000
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Ensino básico(1) |
1.223.169
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1.206.225
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1.176.123
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1.158.206
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1.139.402
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1.137.000
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Ensino secundário(1) |
437.212
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415.595
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387.577
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384.523
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378.691
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377.500
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Ensino superior |
344.620
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346.034
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350.680
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367.339
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381.080
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396.000
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