(Terminou prazo de resposta em: 31 de março de 2014)
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes | Escolas e número de alunos que responderam | Número de respostas correctas | Número de respostas incorrectas | Número de respostas anuladas | |
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941 | Lista das escolas (formato Excel) | 700 | 230 | 11 |
Lista dos alunos premiados
Nome | Ano e Turma | Escola |
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Francisca Sequeira | 5.ºC | E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães |
André Filipe da Silva Antunes | 9.ºE | Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Diogo Pimentel Lopes da Silva Guedes | 9.ºE | Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia |
Catarina Columbano Paulino da Silva | 8.ºC | Colégio Internato dos Carvalhos |
Cátia Filipa Costa do Vale | 9.ºB | Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso |
Pedro Filipe Rodrigues Guerreiro Colaço | 4.ºS4C | E. B. 1 São Luís |
Marta Lourenço | 9.ºA | Colégio D. Afonso V |
Marta Oliveira | 9.º4ª | Escola Secundária Rainha Dona Amélia |
Waldomiro Maximiano Souza Neto | 8.ºG | E. B. 2,3 Dr. António Chora Barroso |
Catarina Cortinhas Fernandes | 9º C | E. B. 2,3 de Santa Marta de Penaguião |
Evandro Paulo Moreira Bessa | 6.ºA | E. B. 2,3 de Lousada |
Jorge Manuel Couto Pereira | 7.ºA | E. B. 2,3 de Alpendorada |
Maria Carolina Vieira | 7.ºD | E. B. 2,3 D. Filipa de Lencastre |
Edna Florença | 8.ºB | Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Diana Isabel Pinheiro Almeida | 8.º K | Agrupamento de Escolas Gaia Nascente |
Ricardo Carreira | 9.ºF | Escola Secundária Afonso Lopes Vieira |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema)
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes | Escolas e número de alunos que responderam | Número de respostas correctas | Número de respostas incorrectas | Número de respostas anuladas | |
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75 | Lista das escolas (formato Excel) | 18 | 57 | 0 |
Alunos premiados
Nome | Ano e Turma | Escola |
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João Nuno Oliveira Torres | 12.º C | Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre |
Beatriz Falcão Martins dos Santos | 10.ºE | Colégio do Sagrado Coração de Maria |
Antonio Pedro Vaz Eira | 10.ºD | Escola Dr. João de Araújo Correia |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente a pelo menos duas das três questões do problema.)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 4 de fevereiro de 2014. Esta notícia apresenta informação relativa às redes sociais, em particular ao Facebook.
Problema de Nível 1
Na figura seguinte é apresentada informação sobre a utilização de redes sociais no universo dos utilizadores da Internet, em Portugal.
Questão 1 | |
1.1. Qual é a rede social com mais utilizadores? | |
1.2. Com base na informação disponível, justifica a seguinte afirmação: há pessoas que utilizam mais do que uma rede social. | |
1.3. Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas: | |
(A) Alguns utilizadores do Facebook, também são (necessariamente) utilizadores do Twitter. (B) Os utilizadores do Youtube podem não ser utilizadores do Facebook. |
Questão 2
Nos gráficos seguintes é apresentada informação relativa ao perfil dos utilizadores do Facebook em Portugal.
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A partir da informação contida nos gráficos, responde às questões que se seguem. |
Resposta
Apresentada pela aluna Francisca Sequeira da E.B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães
Resposta à questão 1:
1.1: A rede social com mais utilizadores é o Facebook, porque tem 98% dos utilizadores.
1.2: Há pessoas que utilizam mais do que uma rede social porque a soma das percentagens dos utilizadores é superior a 100%.
1.3:- Afirmação (A) – Verdadeira. A soma das percentagens dos utilizadores do Facebook e do Twitter é superior a 100%. - Afirmação (B) – Verdadeira. A soma das percentagens dos utilizadores do Youtube e do Facebook é menor do que 100% (0,2% + 98% = 98,2%).
Resposta à questão 2:
2.1: - Afirmação A: é falsa porque ter menos de 200 amigos é ter até 50 amigos, ou ter entre 50 e 99, ou ter entre 100 e 199 amigos e a soma das percentagens é igual a 9%+10,8%+16,1%=35,9% e não a 16,1%.
- Afirmação B: é verdadeira porque ter pelo menos 200 amigos é ter entre 200 e 499 amigos ou ter mais de 500 amigos. Assim, a soma das percentagens é igual a 36%+28%=64% que é muito aproximado do valor 2/3 dos utilizadores do Facebook cuja percentagem corresponde a aproximadamente 67%.
2.2: A moda do grau de escolaridade dos utilizadores do Facebook em Portugal é o 12.º ano.
Problema de Nível 2
Na figura seguinte é apresentada informação relativa ao perfil dos utilizadores do Facebook em Portugal.
Questão 1 De acordo com a notícia, em Portugal, o Facebook é, de muito longe, a rede social mais popular: 77% de todos os utilizadores de Internet têm uma conta no site. Considerando esta informação e a que está contida na figura, se selecionarmos ao acaso um utilizador da Internet, em Portugal, qual é a probabilidade de ele ser utilizador do Facebook e ser mulher?
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Questão 2
Calcula um valor aproximado da média das idades dos utilizadores do Facebook em Portugal. Apresenta os cálculos que efetuares.
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Questão 3 A mediana das idades dos utilizadores do Facebook em Portugal é superior ou inferior à média das idades? Justifica a resposta. |
Resposta
Apresentada pelo aluno João Nuno Oliveira Torres da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre
Resposta à questão 1:
77% de todos os utilizadores de Internet têm uma conta no Facebook e 51,3% dos utilizadores do Facebook são mulheres.
P=0,513x0,77=0,395 e 0,395x100=39,5%
R.: 39,5%
Resposta à questão 2:
Classes de idades: [15,25[, [25,35[, [35,45[, [45,55[, [55,65[, [65,75[
Marca das classes: 20 30 40 50 60 70
Valor aproximado da média=0,267x20 + 0,278x30 + 0,225x40 + 0,134x50 + 0,063x60 + 0,032x70=35,4
R.: Valor aproximado da média = 35,4 anos
Resposta à questão 3:
26,7%+27,8%=54,5% (superior a 50%)
R.: A mediana é inferior à média, pois 54,5% dos inquiridos têm idades entre 15 e 34 anos, logo, se ordenarmos os inquiridos pela sua idade, a mediana será menor do que 35 e assim menor do que a média.