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(terminou o prazo de respostas)

Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
647 Lista das escolas (formato Excel) 415 200 32

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Sara Sofia Vasco Rodrigues Gomes Belo 8.ºD

E.B. 2,3 de D. Fernando II

Leonor Rafael Gomes da Silva 6.ºC

E.B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães

Ana Margarida Rêgo Correia 8.ºB

Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo

Gonçalo Direito

7.ºA

Colégio D. Luísa Sigea

João Francisco Batista Maia 9.ºC

Agrupamento de Escolas António Gedeão

Cristóvão Nogueira Castro

7.ºB E.B. 2,3 de Santa Marta de Penaguião
Joana Pote 8.ºA Agrupamento de Escolas António Gedeão
Mariana Mucharrinha 4.º 4C E.B.1 de São Luís
Sandra Silvestre 4.º 4B Escola Básica do Bom João
Brian Santos Sequeira 9.º cv2 Escola Secundária de Mem Martins
Ana Margarida Moreira Martins 5.ºD Escola Básica de Lousada Centro
André Candeias 6.ºD E.B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães


Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema)

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
187 Lista das escolas (formato Excel) 155 32 0

Alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Mariana Rodrigues 10.ºD2 Colégio do Sagrado Coração de Maria
Diogo Caetano Lança 10.ºCT Colégio D. Afonso V
Mariana Lúcio 10.ºB Escola Secundária António Gedeão
Gonçalo da Costa Viegas 10.º1 Escola Secundária Seomora da Costa Primo
Tiago dos Santos Cravinho 10.ºA Escola Secundária Artur Gonçalves
Cátia Filipa Sousa Carneiro 10.ºA1 Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo

 

Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente a pelo menos duas das três questões do problema.)

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 5 de abril de 2015.

Esta notícia apresenta informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre 2008/2009 e 2011/2012.

Problema de Nível 1

Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Em que níveis de ensino, se registou um aumento do número de inscrições na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012?


Questão 2:

Em relação a um dos anos letivos considerados na figura anterior, apresenta-se a distribuição dos alunos por nível de escolaridade através do gráfico circular ao lado.
A que ano letivo se refere a distribuição apresentada?
Justifica a tua resposta.

Questão 3:

O número de alunos matriculados no 2.º ciclo do Ensino Básico na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 diminui 3%, em relação ao ano letivo 2008/2009.
Explica como se obteve o valor 3%.

Resposta

Apresentada pela aluna Sara Sofia Vasco Rodrigues Gomes Belo, da Escola E.B. 2,3 de D. Fernando II

Resposta à questão 1:
Os níveis de ensino em que se registou um aumento do número de inscrições na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012 foram o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário.

Resposta à questão 2:
A distribuição apresentada refere-se ao ano letivo de 2008/2009, porque este é o único ano em que o número de alunos matriculados no 2.º Ciclo do Ensino Básico é superior aos outros (123716 > 121894 > 12634).

Resposta à questão 3:
Fazendo a diferença entre o n.º de inscrições no ano letivo 2008/2009 e o ano 2011/2012 obtém-se 3732 (123716-119984=3732). Em seguida, divide-se esse n.º (3732) pelo n.º de inscrições no ano letivo 2008/2009 de forma a descobrirmos o valor percentual de 3% (3732/123716=0,03..., isto é, 3%, porque 0,03*100= 3%).

Problema de Nível 2

Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

Questão 1:

O número de alunos matriculados no Ensino Secundário na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 aumentou 25% em relação ao ano letivo 2008/2009.
Explica como se obteve o valor 25%.


Questão 2:

Na figura seguinte, apresentam-se dois gráficos (A e B) que representam a informação dada.
A legenda é comum aos dois gráficos.

 

A escolha da representação gráfica mais adequada de um conjunto de dados depende do tipo de dados e da informação que se pretende destacar.
Indica, para cada uma das situações seguintes, qual o gráfico mais adequado (o que melhor transmite a informação pretendida):

(S1) Número total de alunos matriculados na disciplina de EMRC, por ano letivo.
(S2) Evolução do número de alunos matriculados na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012, por nível de escolaridade.
(S3) Nível de escolaridade com maior número de alunos matriculados em cada ano letivo.
 

Questão 3:

Relativamente ao ano letivo 2011/2012, o número total de alunos matriculados no ensino secundário inclui alunos do ensino regular e alunos dos cursos profissionais. A informação por modalidade de ensino e ano de escolaridade está resumida na tabela de contingência seguinte:

3.1. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, qual é a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.

3.2. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, verificou-se que era do ensino regular. Qual a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.

Resposta

Apresentada pela aluna Mariana Rodrigues do Colégio do Sagrado Coração de Maria

Resposta à questão 1:
Obtém-se 25% da seguinte maneira: subtrai-se o valor mais recente de 2011/2012 (15789) pelo valor mais antigo de 2008/2009 (12634) de modo a observar o aumento de alunos inscritos, o resultado é 3155. De seguida, dividimos esse mesmo valor (3155) pelo total de alunos em 2008 e 2009, multiplicando por 100% para conseguirmos a percentagem. O resultado é 0,2497, que arredondando é 25%.

Resposta à questão 2:
(S1) A

(S2) B

(S3) B

Resposta à questão 3:
(3.1)
Para chegar à probabilidade de um aluno do secundário ser do 10.º ano, temos de efetuar uma divisão entre o número de casos favoráveis, ou seja, o número total de alunos no 10.º ano (8849) pelo número de casos possíveis, ou seja, o número total de alunos no secundário (15789). Assim, obtemos aproximadamente 0,56045, que em percentagem corresponde a 56,05%.

(3.2) Para chegar à probabilidade do aluno do secundário estar matriculado no 10.º ano sabendo que é do ensino regular, temos de efetuar uma divisão entre os casos favoráveis, ou seja, o número de alunos do 10.º ano no ensino regular (8814)pelo número de casos possíveis, ou seja, o número total de alunos no ensino regular (15742) multiplicando, depois, o resultado obtido por 100. Assim, obtemos, aproximadamente, 55,99%.