Índice | II. Experiência aleatória | IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos
III. Probabilidade
Parte 29 de 47
6. Regra de Laplace
Nota histórica (Statistics, 1991) - No século XVII, os jogadores italianos costumavam fazer apostas sobre o número total de pintas obtidas no lançamento de 3 dados. Acreditavam que a possibilidade de obter um total de 9 era igual à possibilidade de obter um total de 10. Por exemplo, diziam que uma combinação possível para dar um total de 9 seria: |
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Uma pinta num dos dados, duas pintas num outro dado, seis pintas no terceiro dado. Abreviando o resultado anterior para "1 2 6", todas as combinações para dar o 9 são: 1 2 6 1 3 5 14 4 2 3 4 2 2 5 3 3 3 Analogamente, obtinham 6 combinações para o 10: 1 4 5 1 3 6 2 2 6 2 3 5 2 4 4 3 3 4 |