Índice |
II. Experiência aleatória |
IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos
III. Probabilidade
Parte 31 de 47
6. Regra de Laplace
O raciocínio dos jogadores não entrava em linha de conta com as diferentes maneiras como os dados se podiam apresentar. Por exemplo o triplo 3 3 3, que dá o 9, corresponde unicamente a uma forma de os dados se apresentarem, mas o triplo 3 3 4 que dá o 10, corresponde a 3 maneiras diferentes: |
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Assim, o raciocínio dos jogadores deve ser corrigido de acordo com a tabela seguinte: |
triplos para o 9 |
nº de maneiras de obter o triplo |
triplos para o 10 |
nº de maneiras de obter o triplo |
1 |
2 |
6 |
6 |
1 |
4 |
5 |
6 |
1 |
3 |
5 |
6 |
1 |
3 |
6 |
6 |
1 |
4 |
4 |
3 |
2 |
2 |
6 |
3 |
2 |
3 |
4 |
6 |
2 |
3 |
5 |
6 |
2 |
2 |
5 |
3 |
2 |
4 |
4 |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
3 |
3 |
4 |
3 |
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Total 25 |
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Total 27 |
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Nota: Pode resolver o problema experimentalmente, simulando vários lançamentos dos 3 dados. Para tal, aceda à aplicação informática "Problema Histórico", ficheiro auxiliar da ActivALEA 18. Probabilidade: Problemas e Simulações.
