Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de Probabilidade discretos e contínuos

Parte 6 de 78

Introdução. Variável aleatória

População e Variável Aleatória (modelo probabilístico)

No início do nosso curso dissemos que o objectivo da Estatística é o estudo de Populações. Mas então qual a entidade que representa a População? Neste momento já estamos aptos a responder a esta questão, pois vamos identificar População com uma variável aleatória ou o modelo probabilístico correspondente. Vamos tentar explicar melhor esta associação:

  • Comecemos por considerar uma população finita, por exemplo os alunos de uma turma, e suponhamos que relativamente a esta população estávamos interessados em estudar a característica quantitativa - número de irmãos;
  • Então, o que podemos fazer é estabelecer um modelo de probabilidade apropriado para o valor observado dessa característica, quando escolhemos ao acaso um indivíduo dessa população, onde os diferentes valores assumidos pela característica em estudo, na população, serão o suporte de uma variável aleatória X, associada ao modelo, e a probabilidade da variável aleatória X assumir, por exemplo, o valor 2, dar-nos-á a probabilidade de um indivíduo da população, escolhido ao acaso, ter 2 irmãos;
  • A partir do momento em que conseguimos arranjar um modelo probabilístico para modelar a característica em estudo da população, podemos passar a referir-nos à população X, em que X é a v.a. considerada no modelo probabilístico, ou o suporte do modelo probabilístico.