Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Índice | III. Probabilidade | V. Exercícios

IV. Modelos de probabilidade contínuos

Parte 68 de 78

IV.3.2 - Função densidade versus histograma
No módulo de Estatística, ao construir o histograma, chama-se a atenção para que os rectângulos, que o compõem, devem ter áreas iguais às frequências relativas das respectivas classes. Assim, a área total ocupada pelo histograma é igual a 1.

Ora o histograma é a imagem estatística da função densidade, que é uma função tal que a área total compreendida entre o seu gráfico e o eixo dos xx, é igual a 1, tal como dissemos anteriormente.

Assim, a imagem do histograma sugere a da função densidade, da população subjacente à amostra, com a qual se construiu o histograma (ver imagem ao lado):


Se os histogramas anteriores foram obtidos para determinadas dimensões das amostras, ao aumentar substancialmente as dimensões dessas amostras, iríamos considerar um maior n.º de classes, o que conduziria a que a amplitude de classe fosse diminuindo. Quanto menor for a amplitude das classes, melhor será a imagem que o histograma dá da função densidade, que pretende ilustrar: