(terminou o prazo de respostas)
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes | Escolas e número de alunos que responderam | Número de respostas corretas | Número de respostas incorretas | Número de respostas anuladas | |
---|---|---|---|---|---|
684 | Lista das escolas (formato Excel) | 537 | 88 | 59 |
Lista dos alunos premiados
Nome | Ano e Turma | Escola |
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Andreia de Jesus Jacinto | 8.ºE |
Escola Básica EB 2,3 D. Fernando II |
Júlia Tsivka | 8.ºD |
E.B.2,3 Professor José Buísel |
Diogo Marcos | 9.ºD |
E. B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos |
Sara Brás |
4.ºB |
E. B. 1 São Luís |
Rodrigo Taveira Frias Pereira | 9.ºC |
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia |
Carolina Alentejano |
3.ºB | Escola Básica do Bom João |
Gonçalo Guiomar | 9.ºA | Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Sophie Jane Pousinho | 9.ºA | Agrupamento de Escolas Amato Lusitano |
Ana Beatriz de C. Pereira Bastos | 7.ºD | E. B. 2,3/S de Paredes de Coura |
Beatriz Leitão | 9.ºA | Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca |
Samuel Diogo Gomes Martins | 9.ºD | Escola Secundária da Portela |
Tomás Silva | 5.ºB | E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães |
Miguel Fernandes | 8.ºA | Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Ana Inês Gonçalves Reis | 7.ºI | Agrupamento de Escolas Gaia Nascente |
Inês Costa | 9.ºD | Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema)
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes | Escolas e número de alunos que responderam | Número de respostas corretas | Número de respostas incorretas | Número de respostas anuladas | |
---|---|---|---|---|---|
170 | Lista das escolas (formato Excel) | 142 | 25 | 3 |
Alunos premiados
Nome | Ano e Turma | Escola |
---|---|---|
Margarida Arada Leitão Pinto Morais | 10.ºH | Escola Secundária de Águas Santas |
David Afonso Pedrosa Vilar Cruz | 11.º1 | Escola Secundária Seomara da Costa Primo |
Catarina Costa | 11.ºCPTAL | Escola Secundária de Mem Martins |
Alexandre Afonso | 11.ºA | Escola Secundária Artur Gonçalves |
João Miguel Pires Branco | 11.ºCT1 | Agrupamento de Escolas Amato Lusitano |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente a pelo menos duas das três questões do problema.)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal de Notícias de 27 de dezembro de 2015.
Esta notícia apresenta informação sobre o setor do turismo, na época alta, de 2008 a 2015.
Problema de Nível 1
Na figura seguinte são apresentados dados relativos à evolução do número de dormidas, do número de hóspedes e dos proveitos no setor do turismo, nos meses de julho, agosto esetembro de 2008 a 2015. A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.
Questão 1: Diz justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:
(B) De 2008 a 2015, a evolução do número de hóspedes foi sempre crescente. (C) A um aumento do número de dormidas correspondeu sempre um aumento do número de hóspedes. (D) A uma diminuição do número de hóspedes correspondeu sempre uma diminuição dos proveitos.
Determina a amplitude da distrinuição dos dados respeitantes ao número de hóspedes, em milhões.
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Resposta
Apresentada pela aluna Andreia de Jesus Jacinto, da Escola Básica EB 2,3 D. Fernando II
Resposta à questão 1:
(A) A afirmação é verdadeira porque o ano de 2015 possui o valor mais elevado de dormidas (18,9 milhões), de hóspedes (6,1 milhões) e de proveitos (999,6 milhões de euros).
(B) A afirmação é falsa porque entre 2008 e 2009 o n.º de hóspedes diminuiu e entre 2011 e 2012 também diminuiu.
(C) A afirmação é falsa porque entre 2011 e 2012 os hóspedes diminuíram e o n.º de dormidas aumentou.
(D)A afirmação é verdadeira porque entre 2008 e 2009, 2011 e 2012 o nº de hóspedes diminuiu e o n.º de proveitos também.
Resposta à questão 2:
6,1= valor máximo; 4,7= valor mínimo
6,1- 4,4 =1,7
R: 1,7 milhões
Problema de Nível 2
No gráfcio ao lado é representada informação sobre o número total de pessoas empregadas na Restauração e Hotelaria, em milhares, nos meses de julho, agosto e setembro desde 2008 até 2015.
Questão 1: Determina a amplitude da distribuição do número total de pessoas empregadas na Restauração e Hotelaria.
Determina o primeiro quartil da distribuição dada e explica o significado desse valor no contexto apresentado. Questão 3: a) Calcula a média do número total de pessoas empregadas na Restauração e Hotelaria, em milhares. b) Em que anos o número total de pessoas empregadas na Restauração e Hotelaria foi inferior à média? c) A mediana do número total de pessoas empregadas na Restauração e Hotelaria é superior ou inferior à média? Justifica a tua resposta sem efetuares o cálculo da mediana.
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Resposta
Apresentada pela aluna Margarida Arada Leitão Pinto Morais, da Escola Secundária de Águas Santas
Resposta à questão 1:
Amplitude da distribuição do n.º total de pessoas empregadas na restauração e hotelaria:
327,9 - 272,7 = 55,2
A amplitude é 55,2 milhares de pessoas.
Resposta à questão 2:
Ordenação da amostra:
272,7 < 291,6 <292,5 < 294,1 < 298,6 < 301,5 < 324,2 < 327,9
Q1 = P25
P25 = (25 x 8) / 100
P25 = 2
P25 = (x(2)+x(3)) /2
P25 = (291,6 + 292,5) /2
P25 = 292,05
O primeiro quartil é 292,05. Significa que no período considerado (de 2008 a 2015), em 25% dos anos o n.º de pessoas empregadas na restauração e hotelaria é igual ou inferior a 292,05 milhares.
Resposta à questão 3:
a) Média = (327,9+291,6+294,1+292,5+298,6+324,2+301,5+272,7) / 8
Média=300,3875
A média é 300,3875 milhares de pessoas empregadas na restauração e hotelaria
b) Nos anos 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.
c) Como temos 5 anos com valor inferior à média e a mediana indica o valor central do conjunto de dados, concluímos que terá valor inferior à média.