(terminou o prazo de respostas)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 10 de novembro de 2017.
Esta notícia apresenta informação sobre o desempenho escolar dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
575 |
Lista das escolas (formato Excel) |
460 |
97 |
18 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Xavier Augusto |
9.ºA |
Colégio D. Luísa Sigea
|
Bernardo Singh |
7.ºA |
Escola Básica 2,3 D. Fernando II
|
Rafaela Castanheta |
4.ºB |
Básico do Bom João
|
Madalena Amaro
|
5.ºG |
Escola Básica Dr. Joaquim Magalhães
|
Laura Filipe |
8.ºA |
Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
|
Madalena Carrasco
|
7.ºB |
Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Eva Santos |
7.ºC |
Escola Básica e Secundária de Ourém |
João Carolino |
3.ºA |
E. B. 1 São Luís |
Maria Jasmin Suyumov |
7.ºA |
GILCO - Grémio Instrução Liberal Campo de Ourique |
Nelson Cardoso Reis |
8.ºE |
Escola Secundária D. Egas Moniz |
Alice Calado |
8.ºB |
Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Nuno Daniel Fernandes Alexandre |
8.ºC |
E. B. 2 de Resende |
Ana Margarida Monteiro Soares |
6.ºJ |
E. B. 2,3 de Marco de Canaveses |
Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que responderam corretamente a pelo menos dois dos quatro itens do problema.
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
214 |
Lista das escolas (formato Excel) |
144 |
68 |
2 |
Alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Beatriz Afonso |
10.ºCT1 |
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano |
Catarina Pereira |
10.º1 |
Escola Secundária de Seomara da Costa Primo |
Sara Filipa |
10.ºCPTV |
Escola Secundária de Mem Martins |
Maria Sousa Pinto |
11.ºF |
Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia |
Daniel Rodrigues Sousa |
11.ºC |
Escola Secundária Artur Gonçalves |
Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que responderam corretamente a pelo menos dois dos quatro itens do problema.
Problema de Nível 1
O gráfico ao lado apresenta a percentagem do número de classificações negativas obtidas pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.
A partir da informação contida no gráfico, responde às questões que se seguem.
Questão 1:
O gráfico de barras seguinte apresenta a percentagem do número de classificações negativas dos alunos de que ano de escolaridade?
Questão 2:
Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:
(A) A percentagem de alunos do 7.ºano de escolaridade com uma classificação negativa foi superior à percentagem de alunos do 8.ºano que também tiveram uma classificação negativa.
(B) A percentagem de alunos do 3.º ciclo que obtiveram classificação positiva em todas as disciplinas foi próxima dos 50% para todos os três anos de escolaridade.
(C) A percentagem de alunos com 3 ou mais negativas decresce significativamente entre os 7.º e 9.º anos de escolaridade.
Resposta
Apresentada pela aluna Xavier Augusto do Colégio Dona Luísa Sigea.
Resposta à questão 1:
8.º ano de escolaridade
Resposta à questão 2:
(A) Falsa.
No 8.º ano há mais 4% de negativas do que no 7-º ano.
(B) Verdadeira
51%, 49% e 52% são todos números próximos de 50%.
(C) Verdadeiro
A percentagem decresce de 22% para 18% no 8.º ano, e 7% no 9.º ano.
(A diminuição da percentagem entre o 7.ºano e 9.ºano é significativa, é de 13%)
Problema de Nível 2
O gráfico ao lado apresenta a distribuição dos alunos retidos, segundo o número de classificações negativas que tiveram, no ano letivo 2014/15.
Questão 1:
Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:
(A) 85% dos alunos que ficaram retidos (“chumbaram”) no 7.º ano de escolaridade tiveram cinco ou mais classificações negativas.
(B) Um quarto dos alunos retidos no 8.ºano de escolaridade obteve pelo menos 4 negativas.
(C) A mediana do número de classificações negativas obtidas pelos alunos que reprovaram no 9.ºano de escolaridade foi 5 negativas.
Questão 2:
Em 2014/2015, ficaram retidos 13,1% dos 300.429 alunos inscritos no 3.º ciclo em escolas públicas de Portugal Continental. Esta percentagem sobe para 16,7% se apenas se tiver em conta o 7.º ano, o primeiro dos três que compõem o 3.º ciclo e que é tradicionalmente um dos que regista piores desempenhos no que respeita à taxa de retenção.
Calcula a percentagem do número de alunos matriculados no 7.ºano que ficaram retidos e que tiveram seis ou mais classificações negativas.
Resposta
Apresentada pela aluna Beatriz Afonso da Escola Seundária Amato Lusitano.
Resposta à questão 1:
(A) Verdadeira, pois cinco ou mais classificações negativas abrange as 5, 6 ou mais negativas logo temos que somar 66% com 19% que dá 85%.
(B) Falsa, pois no oitavo ano os alunos que obtiveram pelo menos 4 negativas abrangem as 4, 5, 6 ou mais negativas, logo estes não serão um quarto dos alunos todos reprovados (25%) mas sim 96%.
(C) Falsa, pois a mediana encontra-se nos 50% de dados da amostra tendo os dados ordenados em ordem crescente, ou seja a mediana do número de classificações negativas obtidas pelos alunos que reprovaram no 9ºano de escolaridade foi de 4 negativas.
Resposta à questão 2:
0.66*0.167=0.11022
0.11022*100=11.022%
R: a percentagem do número de alunos matriculados no 7.ºano que ficaram retidos e que tiveram seis ou mais classificações negativas foi de, aproximadamente, 11%.