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Apresentação

A Explorística 2.0 é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE, IP) com o objetivo de promover a literacia estatística e a numeracia, especialmente junto dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, assim contribuindo para que se tornem cidadãos mais esclarecidos.

Usando diferentes suportes, procura-se levar às comunidades educativas os fundamentos da Estatística e das Probabilidades (com especial enfoque na Amostragem), transmitindo os conceitos de forma prática e experimental. 

Esta exposição é uma evolução da sua edição anterior, “Explorística – Aventuras na Estatística”, criada em 2013 pela Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), com o apoio da Ciência Viva. 

A Explorística 2.0 integra vários módulos interativos, cada um deles envolvendo diversas atividades, tais como selecionar, recolher, descrever e estimar. Está disponível como exposição itinerante, facilmente transportável, e nas seguintes versões virtuais: 

● online via browser, com acesso livre e sem instalação de software adicional;

● mobile para Android e IOS.

Existe ainda a versão de um dos módulos (Submarino) em realidade virtual.

O INE, IP agradece à SPE a cedência dos direitos de autor, que tornou possível a realização da Explorística 2.0.

 

A Exposição

A Explorística 2.0 tem um anfitrião, o detetive Sebastião Provável, que é o fio-condutor na resolução dos problemas e mistérios que constituem os desafios colocados ao longo desta aventura.

 

Módulos que compõem a Explorística 2.0: 

Boas-vindas

Módulo de receção; informa sobre o funcionamento da Explorística, apresenta os vários módulos, recolhe informação dos participantes para posterior tratamento estatístico e define grupos de trabalho.


Relógio

Numa fábrica de relógios, é necessário afinar a máquina onde são colocados os vidros dos mostradores, pois constatou-se que têm sido produzidos alguns exemplares que têm o vidro solto ou partido. Com este módulo, pretende-se que os alunos tomem consciência da utilização das medidas estatísticas mais usadas para o controlo de qualidade na indústria (média, mediana e desvio-padrão).

 
Dr.Odd

O Dr. Odd foi assassinado na sua mansão. Cinco armas, que é necessário descobrir, poderão ter sido usadas neste crime; por outro lado, há seis suspeitos de terem cometido o assassínio. Conhecendo as probabilidades de cada uma das armas ser a arma do crime e de cada suspeito ter usado cada uma das armas, os alunos devem calcular qual dos suspeitos tem maior probabilidade de ser o criminoso. Este módulo visa, assim, explicar a utilização de probabilidades condicionadas e a utilidade do Diagrama de Venn neste contexto.


Conga

Com a aproximação das eleições, o presidente da junta de freguesia, D. Stimacione, pretende saber se tem possibilidade de ser reeleito. Com a ajuda do grande gorila Conga, recolhe-se primeiro uma amostra por conveniência e depois uma amostra aleatória, verificando-se como são diferentes os resultados, num caso e no outro, quando se trata de estimar o número de votos expectável no D. Stimacione.


Patchwork

Após o assalto a um banco, descobre-se a existência de pedaços de tecido num jardim próximo e são detidos vários suspeitos cujas calças foram rasgadas ao passarem nesse jardim. Fazendo uma recolha de pedaços de tecido no local, de modo a constituir uma amostra representativa, com base nesse padrão procura-se identificar o assaltante, em função do seu vestuário rasgado. 


Quizz

Jogo-competição, em jeito do “Quem quer ser milionário”, no qual ganha a equipa que conseguir responder acertadamente e mais depressa a um conjunto de perguntas sobre informação estatística oficial.


A Chave

Neste módulo, ensina-se como é possível calcular a área de um círculo fazendo lançamentos sucessivos de pequenos cubos numa área quadrangular na qual está inscrito um círculo. Este sistema de simulação – o “Estimatron”! – está baseado no Método estatístico de Monte Carlo. Lançamentos repetidos com o Estimatron permitem verificar a proporção da área do círculo relativamente à área do quadrado.


Submarino

Uma viagem de submarino num lago onde é preciso recolher exemplares de uma nova espécie de réptil predador que está a fazer desaparecer os peixes. Os participantes pesam, medem e identificam o sexo e a idade de cada um dos espécimes que capturam (e depois devolvem à água). Após essa recolha de dados, é explicado como se elabora um diagrama de extremos e quartis. Por último, com base na informação de que Sebastião Provável já dispõe, obtida em expedições anteriores que permitiram identificar a existência de 3 habitats diferentes no lago, os alunos são desafiados a descobrir em qual  desses habitats estiveram a recolher espécimes.