Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Equipa portuguesa obtém 2.º lugar na Competição Europeia de Estatística

 

A equipa portuguesa “Cirurgiões”, da Escola Secundária Santa Maria do Olival – Tomar, obteve um brilhante 2.º lugar na European Statistics Competition – 2020, que decorreu no ano letivo transato.

Inscreveram-se na terceira edição desta competição de literacia estatística mais de 17 000 estudantes de 17 países, distribuídos por duas categorias: A: 16-18 anos; B: 14-16 anos.

O júri de especialistas europeus que avaliou os 57 vídeos apresentados (30 na categoria A e 27 na categoria B) reconheceu a qualidade geral dos trabalhos e atribuiu à equipa portuguesa um muito honroso 2.º lugar na categoria dos 16 aos 18 anos.

 

Vencedores do grupo dos 14 aos 16 anos

A equipa NILGADRIES (Bélgica) ficou em primeiro lugar no grupo dos “juniores” (14-16). No vídeo vencedor, exploram o futuro de Emma e Nathan, dois jovens de 15 anos que vivem em regiões diferentes da Bélgica, no que respeita a educação, emprego, saúde e bem-estar. O segundo lugar foi para a equipa TEGLZAROŽE (Eslovénia) com foco na personagem principal Marija e nas suas oportunidades no âmbito da escolaridade e do mercado de trabalho. A equipa FRESIITO (Estónia) obteve o terceiro lugar, com o seu vídeo sobre pegada de carbono.

As equipas CERVICALIA (Polónia) e Tristat (Itália) completaram as cinco primeiras.

 

Vencedores do grupo dos 16 a 18 anos

No grupo “sénior” (16-18), o primeiro prémio foi atribuído à equipa ORŁY_Z_IV (Polónia).
Recorrendo a uma animação com blocos de Lego, o vídeo descreve alguns dos problemas que os jovens enfrentam por causa da pandemia de Covid19. O segundo e o terceiro lugar foram decididos por pouca margem. A equipa Cirurgiões (Portugal) ficou no segundo lugar, com a sua história ao vivo sobre as dificuldades da personagem principal, o jovem licenciado Ted, no acesso ao mercado de trabalho. A equipa Trilussa’s chicks (Itália) obteve o terceiro lugar, com um vídeo animado sobre conduzir sob efeito do álcool.

Os vídeos das equipas HAKUMA (Polónia) e MARS (França) também conquistaram um lugar entre os cinco primeiros.

O júri foi presidido por Tim Allen, Vice-Diretor de Difusão do Eurostat, e incluiu mais 8 especialistas nas áreas de comunicação, jornalismo, educação científica, gamification e produção de vídeo.

 

Mais informações (com acesso aos vídeos) em: https://esc-2020.eu