Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

 

ESC2021 - Equipas portuguesas obtêm 1.º lugar na categoria A e 2.º lugar na categoria B

 

Equipa VERDE. 1.º lugar na categoria A Equipa LUSITANOS. 2.º lugar na categoria B Vídeo do Eurostat relativos aos resultados da ESC2021

 

O Eurostat anunciou e os vencedores da fase final da Competição Europeia de Estatística – ESC2021 e as equipas que representaram Portugal tiveram um desempenho brilhante: 1.º lugar na categoria A (16 - 18 anos) e 2.º lugar na categoria B (14 - 16 anos).

Apesar do contexto adverso, dada a situação sanitária a nível mundial, inscreveram-se nesta 4.ª edição da ESC mais de 11 000 alunos, de 16 países.

Um júri de especialistas europeus avaliou as 61 candidaturas para escolher os melhores trabalhos em cada categoria: 14-16 anos (30 vídeos) e 16-18 anos (31 vídeos).

 

Vencedores do grupo 14-16 anos

A equipa TEGLZAROŽE (Eslovénia) obteve o primeiro lugar na faixa etária júnior (14-16 anos), com um vídeo muito divertido sobre o difícil tema da desinformação relativa às vacinas Covid-19. O júri foi sensível à sua abordagem singular e pessoal, combinando boas narrativas e capacidades artísticas – a equipa até criou uma canção! 

O segundo lugar foi para a equipa LUSITANOS (Portugal, Escola Secundária Sebastião e Silva-Oeiras), com o seu vídeo muito bem concebido sobre o “branqueamento ecológico” (greenwashing).

A equipa GIMNACK21 (Croácia) ficou em terceiro lugar, com uma apresentação envolvente sobre a desinformação e a Internet.

As equipas AEROSTATS (França) e ESPRO (Chipre) obtiveram, respetivamente, o quarto e quinto lugares.

 

Vencedores do grupo dos 16 a 18 anos

Na faixa etária sénior (16-18 anos), o primeiro lugar foi atribuído à equipa VERDE (Portugal, Escola Infanta Dona Joana-Coimbra). Com uma breve história, o seu vídeo criativo ilustra muito eficazmente como a desinformação se espalha. O júri ficou particularmente impressionado com a clareza da mensagem e com as emoções que o vídeo transmite. 

A equipa MARIE (Bélgica) ficou em segundo lugar, com o seu vídeo animado, bem equilibrado, sobre a desinformação no contexto das alterações climáticas.

O vídeo da equipa STATHLETES (Croácia) ocupou o terceiro lugar, com os seus exemplos fortes de notícias falsas.

As equipas PLAN_XY (Eslovénia) e STATS A-ALPEON (Irlanda) completam os cinco primeiros lugares (quarto e quinto, respetivamente).

 

O júri deste ano, presidido por Tim Allen, Vice-Diretor de Difusão do Eurostat, integrou também outros especialistas e influencers nos campos da estatística, meios de comunicação, educação e economia:

Alessandro Cascavilla, economista e influencer, Itália. Autor do blog “Patto Generazionale”

Anabel Forte, professora de estatística, Universitat de València. Autora do blog “Bayesana”; participa regularmente em programas de rádio de divulgação científica, Espanha

Hanan Abdelrahman, professora de matemática, Inland Norway University of Applied Sciences

Lusine Grigoryan, especialista em literacia no Media Initiatives Center, Arménia

Nina Loginova, membro da direção executiva da European Youth Press

Pauliina Ilmonen, professora de estatística, Aalto University, Finlândia

Petr Mazouch, professor de estatística, Prague University of Economics and Business, República Checa

Timothée Gidoin, cofundador da Datagora, plataforma e mini-media especializada na democratização das estatísticas públicas, França

 

Para mais informações, vá a esc2021.eu.

Para visualizar todos os vídeos da final europeia, aceda às playlists de cada um dos grupos etários: 14-16 anos e 16-18 anos