Competição Europeia de Estatística / European Statistics Competition 2024
O Gabinete de Estatísticas da União Europeia – Eurostat anunciou os resultados da fase final da Competição Europeia de Estatística – ESC2024, que teve lugar no ano letivo de 2023-2024.
Inscreveram-se na 7.ª edição desta competição de literacia estatística mais de 22 000 alunos, de 20 países.
Depois de uma fase nacional já de si exigente, os vencedores de cada país participaram na final europeia. Nesta fase, tiveram de apresentar um vídeo de dois minutos sobre o tema “Antigamente, era tudo muito melhor! Verdade ou não?”.
Um júri de peritos internacionais avaliou os 64 trabalhos apresentados, para escolher os cinco primeiros em cada categoria: 14-16 anos (34 vídeos) e 16-18 anos (30 vídeos). Os alunos causaram uma excelente impressão nos jurados com o seu alto nível de criatividade e a extraordinária qualidade dos seus trabalhos!
Vencedores do grupo etário 14-16 anos
A equipa AFS_STAT_8 (Grécia) obteve o primeiro lugar na faixa etária dos 14 aos 16 anos, com o seu vídeo que é uma viagem no tempo iniciada em 2099. O protagonista compara dados entre 1986 e 2024, e avalia como a vida na Grécia mudou. No final, aproxima-se rapidamente uma tempestade de areia e ele decide viajar até ao ano 2024 para fazer as alterações que permitirão mudar o rumo dos acontecimentos.
O segundo lugar foi atribuído à equipa SECONDTRY (Eslováquia), com duas personagens de épocas distintas (Lucia e Jakub, nascidos em 1938 e 1998) que conversam sobre as diferenças na vida de ambas.
A equipa MATHLETICS (Alemanha) ficou em terceiro lugar, com o seu vídeo que explica como a vida na Alemanha é diferente do que era no passado, em vários aspetos.
As equipas IM_PRO (Bulgária) e ZENIT (Eslovénia) obtiveram, respetivamente, o quarto e o quinto lugares.
Representaram Portugal nesta categoria as equipas das 3TERÇOS (Escola Básica Dr. Correia Alexandre – Caranguejeira) e FIGHTERS (Escola Básica Padre Joaquim Flores – Fafe).
Vencedores do grupo etário 16-18 anos
No grupo dos mais velhos (16-18 anos), a equipa ZUIKOS (Lituânia) obteve o primeiro lugar, com o seu vídeo que detalha as mudanças ocorridas na Lituânia em vários aspetos: digital, vida social e educativa, dados fiscais e energia. O vídeo termina com uma nota positiva, afirmando que a Lituânia registou uma melhoria notável nos últimos 40 anos.
A equipa PERO4F (Eslováquia) ficou em segundo lugar, com um vídeo bem concebido que corrige equívocos dos eslovacos, explicando as mudanças ocorridas no seu país desde a adesão à UE.
O vídeo da equipa WORKSHEET (Lituânia) obteve o terceiro lugar, com a sua explicação das mudanças que estão a ocorrer na Lituânia, expostas por vários jovens adultos.
As equipas TURBO (Eslováquia) e TUKEY (Grécia) completam os cinco primeiros lugares (quarto e quinto, respetivamente).
Nesta categoria, a representação de Portugal esteve a cargo das equipas ALÉMTEJO (Escola Secundária Manuel da Fonseca – Santiago do Cacém) e PPG (Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves – Valadares).
A cerimónia de entrega de prémios tem lugar em Madrid, no dia 26 de junho de 2024, pelas 10:00, e será transmitida online.
O júri integrou especialistas nos domínios da estatística, da matemática, do fact-checking e da comunicação:
- Glen Campbell, Assistente de Informação e Comunicação para os conteúdos promocionais no Gabinete de Estatísticas da União Europeia, Luxemburgo
- Bogdan Draghia, Jornalista, Consultor no Departmento de Comunicação do Instituto de Estatística da Roménia
- Jonathan Elliott, Jornalista responsável pelo podcast do Eurostat, Reino Unido
- Ramón Ferri García, Professor na Universidade de Granada, Espanha
- Veronika Frankovská, Analista e gestora de projetos na organização de fact-checking Demagog, Eslováquia
- Anna Majholm, Jornalista, integra o conselho de administração da European Youth Press desde 2020, Dinamarca
- Jyrki Möttönen, Professor universitário no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Helsínquia, Finlândia
- Claudio Nichele, membro da equipa JRC de ciência e aconselhamento em partilha de conhecimento, colaboração e novas formas de trabalhar; aficionado de visual thinking, Bélgica
Para mais informações, vá a ESC2024 (esc2024.eu).
Para visualizar todos os vídeos da final europeia, aceda às playlists de cada um dos grupos etários 14-16 anos e 16-18 anos.