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Alea

 

 

O ALEA nasceu de um projeto conjunto do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo de Santo Tirso e do Instituto Nacional de Estatística, ao qual veio a associar-se a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O primeiro sítio do ALEA na Internet foi lançado em 1999 e os conteúdos nele disponibilizados não pararam de aumentar desde então. Esses conteúdos e o suporte da infra-estrutura do ALEA são garantidos pelos Parceiros ou por colaboradores externos.

Entre os colaboradores do ALEA, merece menção especial a Prof.ª Doutora Maria Eugénia da Graça Martins, professora jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que assegura a supervisão científica do ALEA e tem desenvolvido alguns dos seus conteúdos com maior destaque, nomeadamente os cursos de "Noções de Estatística", "Noções de Probabilidades", "Inferência Estatística" e "Organização e Tratamento de Dados" (elaborado segundo o programa oficial do ensino básico).

Os Encontros ALEA, destinados a docentes, iniciaram-se em Março de 2003. A este tipo de ações externas sucederam-se os Fóruns e-Estatística, de âmbito mais alargado.

Em Dezembro de 2003, realizou-se o primeiro curso no formato de e-learning, ao qual outros se seguiram.

Em 2007, surgiu uma versão parcial do sítio em língua inglesa.

Também em 2007, o ALEA recebeu o prémio "Best Cooperative Project Award" – atribuído pela primeira vez – no quadro do International Statistical Literacy Project (ISLP), cujo objetivo é promover a literacia estatística em todos os países do mundo. O ISLP é um projeto da IASE – International Association for Statistical Education – que constitui a secção do ISI – International Statistical Institute – vocacionada para a educação.

 

 

“Espaço ALEA” nas Competições Nacionais de Ciência do PmatE:

Desde 2008, o ALEA tem marcado presença com um espaço próprio, gentilmente cedido pela Universidade de Aveiro, durante as Competições Nacionais do Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Neste “Espaço ALEA”, que dispõe sempre de computadores ligados à internet, todos os anos dezenas de professores e muitas centenas de alunos têm oportunidade de contactar com os conteúdos do nosso “sítio”. Em diversas circunstâncias, foram dinamizadas competições com base no jogo Estatística Trivial, bastante concorridas!

 

No âmbito desta colaboração com o PmatE, poderás vistiar o nosso espaço nas Competições Nacionais de Ciência de 23, 24 e 26 de abril. Todos os dias, das 9h00 às 16h30.

Visita-nos!

 

 

Fóruns e-Estatística:

Têm um âmbito mais alargado e procuram agregar não só docentes, mas também investigadores, alunos, etc., para apresentações e trocas de experiências relativas à importância da informação estatística no desenvolvimento da sociedade, ao papel do ensino e da aprendizagem da Estatística na formação para a cidadania e ao contributo do “conceito ALEA” no reforço da literacia estatística.

 

Encontros ALEA:

São atividades dirigidas essencialmente a professores, que visam divulgar e promover a utilização dos recursos pedagógicos disponíveis no ALEA e a sua aplicabilidade em contexto “sala de aula”.

 

Eventos realizados:

- 2.º Fórum e-Estatística – Escola BI/JI Vasco da Gama (Lisboa), 30 de janeiro de 2009

  Ver mais informações sobre o 2.º Fórum e-Estatística.

 

- 1.º Fórum e-Estatística – Universidade Portucalense (Porto), 27 de outubro de 2006

  Ver mais informações sobre o 1.º Fórum e-Estatística.

 

- 2.º Encontro ALEA - Escola Secundária Francisco de Holanda (Guimarães), 30 de janeiro de 2004

Informações

2.º ENCONTRO ALEA – 30 de Janeiro 2004
Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães

Participaram neste 2.º Encontro 39 professores, em representação de num evento que estava estruturado em duas partes:

1) Apresentação do site ALEA;

2) Sessões práticas:

 

Sessão Prática 1

Apoio dinâmico ao ensino da Estatística e das Probabilidades: O inquérito estatístico – da concepção ao tratamento dos dados; Utilização de simulações ilustrativas de algumas experiências envolvendo conceitos de probabilidades.

Sessão Prática 2

A utilização das estatísticas: Europalea – uma visão estatística do alargamento da União Europeia; As estatísticas como recurso transversal do conhecimento global e local.

Escolas participantes

Colágio Teresiano Braga
EB 2,3 João Meira Guimarães
EB 2,3 Moreira de Cónegos Moreira de Cónegos
EB 2,3 Passos José Guifões
ES Alberto Sampaio Braga
ES da Veiga Guimarães
ES Dr. Serafim Leite S. João da Madeira
ES Francisco de Holanda Guimarães
ES Henrique Medina Esposende
ES Padre Benjamim Salgado Famalicão
ES Tomaz Pelayo St. Tirso

 

- 1.º ENCONTRO ALEA - Escola Secundária Augusto Gomes(Matosinhos), 14 de março de 2004

Informações

1.º ENCONTRO ALEA - 14 de Março 2003
Escola Secundária de Augusto Gomes - Matosinhos

Participaram neste 1º Encontro 60 professores, em representação de 20 escolas do Porto num evento que estava estruturado em duas partes:

1) Apresentação do site ALEA;

2) Sessões práticas:

 

Sessão Prática 1

Apoio dinâmico ao ensino da Estatística e das Probabilidades: O inquérito estatístico – da concepção ao tratamento dos dados; Utilização de simulações ilustrativas de algumas experiências envolvendo conceitos de probabilidades.

Sessão Prática 2

A utilização das estatísticas: Europalea – uma visão estatística do alargamento da União Europeia; As estatísticas como recurso transversal do conhecimento global e local.

Escolas participantes

EB 2,3 Matosinhos Matosinhos
EB 2,3 de Santiago - Custóias Matosinhos
EB 2,3 Leça da Palmeira Matosinhos
EB 2,3 Pedrouços Maia
EB 2,3 Prof. Dr. José V. Carvalho Maia
EB 2,3 Professor Óscar Lopes Matosinhos
EB 2,3 S. Rosendo Santo Tirso
EB 2,3 S. Rosendo Santo Tirso Santo Tirso
EB 2,3 de Beiriz Póvoa do Varzim
ES Águas Santas Maia
ES António Nobre Porto
ES Augusto Gomes Matosinhos
ES Aur&ecute;lia de Sousa Porto
ES Gondomar Gondomar
ES Padrão da Légua Matosinhos
ES Senhora da Hora Matosinhos
ES Tomaz Pelayo Santo Tirso
ES Trofa Trofa
ES/3 de Carvalhos V. N. de Gaia
Inst. Soldadura Qualidade V. N. de Gaia

 

Escola Secundária de Tomaz Pelayo

A Escola Secundária de Tomaz Pelayo (ESTP) define-se como uma instituição de interesse público, que serve:

i) Segundo um modelo de Escola inclusiva, alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino, alunos do 3.º ciclo; alunos abrangidos por oferta própria no âmbito dos Percursos Alternativos; alunos do 3.º ciclo na modalidade de Ensino de Adultos.

ii) No âmbito do ensino secundário a ESTP garante o funcionamento de 2 vias de formação (cursos científico-humanísticos e cursos profissionais) nos cursos diurnos, bem como cursos no âmbito do Ensino de Adultos.

Visando a prestação de um serviço público contextualizado e de interesse local, a ESTP reforça os laços da sua tradicional inserção no meio envolvente, no que respeita:

i) Ao mercado de trabalho, perseguindo o propósito, sempre presente, de formação integral dos seus alunos, bem como a sua formação profissional e a actualização/reconversão profissional da população escolar em idade Adulta;

ii) Aos interesses locais organizados, associações sócio-profissionais, culturais e recreativas, pelo estabelecimento de parcerias estratégicas, visando o benefício recíproco das entidades e dos seus utilizadores e o fortalecimento de laços de solidariedade local.

 (Fonte: Projeto Educativo 23 Janeiro de 2002)

 

Instituto Nacional de Estatística, IP

Missão

O Instituto Nacional de Estatística tem por Missão produzir e divulgar de forma eficaz, eficiente e isenta, informação estatística oficial de qualidade, relevante para a Sociedade.

Visão

O INE é reconhecido, nacional e internacionalmente, como uma autoridade estatística de excelência, enquanto:

  • produtor e fornecedor de informação estatística oficial de qualidade;
  • organização independente e credível;
  • grande impulsionador da Literacia Estatística na Sociedade;
  • entidade empenhada e eficaz na cooperação internacional.

Valores

A atividade do INE e dos seus trabalhadores, em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, pauta-se por Valores de:

  • Profissionalismo, ética e respeito pela confidencialidade;
  • Independência técnica, objetividade e imparcialidade;
  • Compromisso para com a Qualidade;
  • Orientação para as necessidades atuais e capacidade de antecipação das necessidades futuras dos clientes;
  • Eficácia e eficiência na ação;
  • Respeito pelos prestadores de informação primária;
  • Criatividade e inovação em termos de processos, de produtos e de serviços;
  • Motivação elevada e aposta na aquisição de novas competências.

(Fonte: Portal do Instituto Nacional de Estatística, “O INE / Institucional”)

 

 

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Missão e atribuições

A DGEstE tem por missão garantir a concretização regional das medidas de administração e o exercício das competências periféricas relativas às atribuições do Ministério da Educação e Ciência (MEC), sem prejuízo das competências dos restantes serviços centrais, assegurando a orientação, a coordenação e o acompanhamento das escolas, promovendo o desenvolvimento da respetiva autonomia, cabendo-lhe ainda a articulação com as autarquias locais, organizações públicas e privadas nos domínios de intervenção no sistema educativo, visando o aprofundamento das interações locais e o apoio ao desenvolvimento das boas práticas na atuação dos agentes locais e regionais da educação, bem como assegurar o serviço jurídico-contencioso decorrente da prossecução da sua missão.

A DGEstE prossegue as seguintes atribuições:

a) Assegurar a execução das políticas educativas definidas no âmbito do sistema educativo de forma articulada pelas diversas circunscrições regionais;
b) Acompanhar, coordenar e apoiar a organização e funcionamento das escolas e a gestão dos respetivos recursos humanos e materiais, promovendo o desenvolvimento e consolidação da sua autonomia;
c) Prestar apoio e informação aos utentes do sistema educativo, em particular aos alunos e encarregados de educação, às entidades e agentes locais;
d) Participar no planeamento da rede escolar;
e) Assegurar a concretização da política nacional no domínio das instalações e equipamentos escolares;
f) Definir, gerir e acompanhar a requalificação, modernização e conservação da rede de escolas;
g) Divulgar aos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas as orientações e a informação técnica dos serviços do MEC;
h) Recolher as informações necessárias à conceção e execução das políticas de educação e formação;
i) Acompanhar os procedimentos e as atividades desenvolvidas no âmbito do sistema educativo respeitantes ao controlo da qualidade do ensino;
j) Cooperar com outros serviços, organismos e entidades, tendo em vista a realização de ações conjuntas em matéria de educação e formação profissional;
k) Prestar apoio técnico aos municípios nas intervenções que estes realizem no parque escolar;
l) Promover, coordenar e acompanhar a prevenção e intervenção na área da segurança escolar e assegurar a atividade de vigilância no espaço escolar, garantindo a necessária articulação com o Programa Escola Segura, realizando a formação de pessoal docente e não docente na área da segurança escolar;
m) Assegurar o apoio jurídico e contencioso nas diversas circunscrições regionais, no âmbito das atribuições da DGEstE, em articulação com a Secretaria-Geral.

 (Fonte: Decreto-Lei n.º 266-F/2012. D.R. n.º 252, 3.º Suplemento, Série I de 2012-12-31 (PDF – 175Kb))

 

 

 

Taxa de desemprego 2º trimestre de 2023
6,1%

 

Inflação (IPC) agosto de 2023
6,8%
(var. média últimos 12 meses)


O ALEA – Ação Local de Estatística Aplicada – é um projeto de parceria que visa a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística.


 

O sítio

Melhorar a literacia é uma condição importante para, por um lado, garantir uma melhor prestação de um serviço de utilidade pública, por outro lado, fomentar ambientes e experiências de aprendizagem diversificados, recorrendo às novas tecnologias de informação.
 


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