Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

        

Noticia retirada do Jornal Expresso
Edição de 21 de Junho de 2003

Crise põe turismo na moda

Em pouco tempo, o turismo passou de parente pobre a estrela da economia portuguesa. O sector é agora encarado como a «luz ao fundo do túnel» e o motor da ansiada retoma.

Primeiro, foram os economistas a chamar a atenção para a importância de um sector sempre tido como residual (...) O problema está no ajustamento que o país enfrenta actualmente. Vem nos manuais que a economia cresce pelo consumo privado, pelo consumo público, pelo investimento ou pelas exportações. Depois da adesão ao euro e da descida das taxas de juro, as famílias aproveitaram o dinheiro mais barato para se endividarem. Agora com os empréstimos por pagar, estão em contenção de custos e o consumo privado não aumenta. O mesmo se passa com as empresas que não arriscam no investimento. O consumo público também não pode subir para controlar o défice orçamental. Resultado: restam as vendas ao estrangeiro e o turismo, uma exportação que se vende em casa (...)

10% do PIB

A importância do sector está à vista. O ministro da Economia estima o peso da actividade em 5% do PIB, os especialistas em 8 a 10% do PIB e Cavaco Silva avança mesmo com 12% do PIB, tendo em conta os efeitos indirectos da actividade. O sector emprega 8% da população activa para receber os 11, 7% milhões de turistas que visitaram o país em 2002 (uma quebra face aos 12,1 milhões de 2001) e deixaram 6,2 mil milhões de euros nos cofres nacionais. Segundo o World Travel Tourism Council (WTTC), o país tem potencial para crescer 3,9% ao ano na próxima década. Já Durão Barroso acredita nos 7%(...)

Importante ou não, parece não haver alternativa. E agora que a crise bate à porta, é urgente e necessário definir um plano estratégico que valorize definitivamente o país. Uma opção possível passa pela colagem de Portugal à máquina de «marketing» espanhola, o segundo maior destino turístico do mundo em visitantes e receitas. Mas os dois países vivem de costas voltadas, não tirando partido da atractividade do «pacote peninsular».

Ranking mundial de turistas

Ranking mundial de receitas do turismo

 

Estatística
em foco



Nesta página encontram-se algumas notícias com Estatísticas que vão surgindo diariamente em Jornais e Revistas e que permitem demonstrar a importância, a utilidade e a atualidade da Estatística no nosso dia a dia