(Terminou o prazo de resposta "24 de novembro de 2014" )
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 20 de setembro de 2014.
Esta notícia apresenta informação relativa ao relatório “Estado da Educação 2013” do Conselho Nacional de Educação.
Problema de Nível 1
No gráfico é apresentada a evolução do número de alunos jovens e adultos a frequentar o ensino básico desde o ano letivo 2000/01 até 2012/13.
Fonte: Relatório Estado da Educação – 2013, Conselho Nacional de Educação
Questão 1
Que nome se dá a uma representação gráfica deste tipo?
Questão 2
Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:
(A) De 2000/01 a 2012/13, a evolução do número de alunos jovens a frequentar o ensino básico foi sempre decrescente.
(B) Em 2012/13 frequentavam o ensino básico cerca de um milhão e noventa e três mil alunos.
(C) O número de alunos adultos a frequentar o ensino básico em 2012/13 baixou mais de 50%, em relação ao ano letivo 2000/01.
(D) Em 2012/13, 2,34% dos alunos a frequentar o ensino básico eram adultos.
Problema de Nível 2
Na figura é apresentada informação relativa ao número de turmas do ensino básico e secundário de acordo com a dimensão (Continente, 2013/14).
Fonte: Relatório Estado da Educação – 2013, Conselho Nacional de Educação
Questão 1
Indica a variável associada aos dados apresentados no gráfico e classifica-a.
Questão 2
Qual é a percentagem de turmas com pelo menos 25 alunos? Apresenta todos os cálculos que efetuares.
Questão 3
Identifica a classe onde se encontra a mediana. Justifica a tua resposta.
Questão 4
A partir dos dados da figura anterior, a Ana e o Bruno construíram um histograma (1).
A Ana construiu o histograma A e o Bruno construiu o histograma B.
Indica qual dos histogramas está bem construído. Justifica a tua opção.
(1) histograma é um diagrama de áreas, constituído por retângulos adjacentes, em que as bases são os intervalos de classe e
em que a área de cada retângulo é igual (ou proporcional) à frequência relativa ou absoluta da respetiva classe.