Este sítio utiliza cookies

Estes cookies são essenciais quer para melhorar as funcionalidades quer para melhorar a experiência de utilização do sítio ALEA.

           

Os conteúdos do ALEA podem ser utilizados em ambiente de sala de aula ou formação?

Os conteúdos científicos do ALEA são de acesso livre e passíveis de utilização em ambiente de formação, trabalhos didáticos, etc. Quando utilizados nesses contextos, deverá ser citada a fonte ALEA - Ação Local de Estatística Aplicada.

Com que regularidade são efetuados os Desafios do ALEA?

Os Desafios do ALEA são disponibilizados com a cadência de um por período letivo. 

No final do ano letivo, é realizado um sorteio, entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição  de um prémio especial!

O que significa a Taxa de Desemprego? E como se calcula?

O Inquérito ao Emprego (IE) é uma operação estatística conduzida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), desde 1974. Tem por principal objetivo a classificação da população considerando a sua participação no mercado de trabalho.

É um inquérito harmonizado e regulamentado ao nível comunitário (Regulamento de execução (UE) 2019/2240 da Comissão, de 16 de dezembro de 2019), no âmbito das estatísticas do Labour Force Survey (LFS), com aplicação nos Estados-Membros da União Europeia, permitindo a comparação dos resultados.

É um inquérito trimestral, por amostragem, dirigido às pessoas residentes em alojamentos familiares no território nacional, disponibilizando resultados trimestrais e anuais.

A informação é obtida junto das unidades de alojamentos selecionados, presencialmente (CAPI) através de um entrevistador que se desloca ao alojamento para recolha de informação de todos os indivíduos residentes ou por telefone (CATI) através de contacto telefónico por um entrevistador para a unidade de alojamento.

A recolha de informação em cada alojamento tem lugar de três em três meses, durante seis trimestres consecutivos, através de entrevistas que se realizam em cerca de 30 000 alojamentos, distribuídos por todas as regiões do Continente, assim como, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

As características observadas no inquérito referem-se fundamentalmente à situação no decorrer de uma semana pré-definida (de segunda a domingo), denominada semana de referência. As semanas de referência são repartidas uniformemente pelo trimestre e ano. As entrevistas realizam-se, normalmente, na semana imediatamente a seguir à semana de referência.

A taxa de desemprego atingiu 6,1% no 3.º trimestre de 2024.

Como se calcula este valor?

Taxa de desemprego é a taxa que define a relação entre a população desempregada e a população ativa.

T.D. (%) = (População desempregada / População ativa) x 100

Consideremos o exemplo do 3º trimestre de 2024,

  • População desempregada = 334,7 mil indivíduos
  • População inativa = 5 204,3 mil indivíduos

 

Tx Desemprego = (334,7/5475,6)*100 = 6,1%

Podes aceder a alguns conceitos relacionados com o desemprego no Glossário ou na página do INE.

O que é a Média?

 

A média amostral ou simplesmente média, que se representa por , é uma medida de localização do centro da amostra, e obtém-se a partir da seguinte expressão:

onde x1, x2, ..., xn representam os elementos da amostra e n a sua dimensão.
    
Expressões envolvendo o conceito de média
Área média por freguesia :

Em média as freguesias de Olhão têm 25.4 Km2 de área.
    
Estada média por alojamento hoteleiro:

Exemplo: A Estada média nos estabelecimentos de alojamento portugueses, entre 2018 e 2023.

Podemos observar a evolução temporal deste indicador, sem muitas diferenças em termos absolutos, dividindo o valor das dormidas pelos hóspedes - para 2023, 85149058/30028890, resulta numa estada média de 2,84 dormidas.

No entanto, observando o perfil das estadas médias, nas diferentes desagregações, podemos observar que, para 2023, o valor mais elevado é atingido na Região Autónoma da Madeira (4,60), seguido da Região Autónoma dos Açores (3,03) enquanto no Continente esse valor da estada média é de 2,70.

O que é a Inflação?

Por inflação entende-se a subida generalizada e sustentada dos preços.

Existindo inflação, podemos afirmar que, com 1 euro, se compra menos hoje do que ontem, logo, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo.

O INE calcula o Índice de Preços no Consumidor (IPC), indicador que tem por finalidade medir a evolução dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de despesa de consumo da população residente em Portugal.

Os bens e serviços que constituem o cabaz encontram-se classificados em doze classes de despesa, resultando o IPC da agregação de sete índices regionais.

Todos os meses cerca de 140 Entrevistadores recolhem aproximadamente 118 000 preços (de 1200 bens e serviços) em 13 000 estabelecimentos espalhados por 45 áreas geográficas distintas do País. Para além do contacto direto com os estabelecimentos, são também recolhidos preços por outras formas como através do telefone, email e internet. Umas das áreas de modernização recente tem sido a recolha através de webscraping.

O resultado do indicador deverá refletir a variação média mensal dos preços no consumidor, o que determina a periodicidade a respeitar na observação dos preços que, em regra, também é mensal.

O INE divulga três medidas dos preços no consumidor:
Variação Mensal - mede o crescimento do nível geral de preços entre o mês n-1 e o mês n.
Variação Homóloga - mede o crescimento do nível geral de preços entre o mês n do Ano N-1 e o mês n do Ano N.
Variação Média dos Últimos 12 Meses - mede o crescimento do nível geral de preços entre os 12 últimos meses do Ano N-1 e os últimos 12 meses do Ano N.

 

 

Para um determinado cabaz de produtos (e/ou serviços) determina-se o seu valor total no ano base (n) e no ano seguinte (n+1). O valor do cabaz no ano base (n) considera-se como 100, determinando-se o índice do ano seguinte (n+1) comparando o valor do ano (n+1) com o do ano (n) – no exemplo, 102,9. A inflação é o valor percentual que resulta da evolução desse índice, no exemplo, 2,9%.

Idêntico exercício pode ser efetuado para o ano seguinte (n+2), sendo a comparação com o ano anterior (n+1).

O que é o recenseamento?

O termo recenseamento está, regra geral, associado à contagem oficial e periódica dos indivíduos de um País, ou de parte de um País. Ele abrange, no entanto, um leque mais vasto de situações. Assim, pode definir-se recenseamento do seguinte modo:

Estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo.

Para a maioria das pessoas, a palavra recenseamento (ou censo) está associada à enumeração dos elementos da população de um País. Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se o Recenseamento Geral da População. Em Portugal, de dez em dez anos, realiza-se um Recenseamento Geral da População e da Habitação. O último ocorreu em 2021 e os seus resultados estão disponíveis na Internet, no Portal de Estatísticas Oficiais (Portal do INE) em Censos 2021.

 

O que é o Portal do INE?

O Portal de Estatísticas Oficiais ou Portal do INE (www.ine.pt) põe à disposição do público a informação estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística. 

No Portal do INE é possível, entre outras funcionalidades, aceder gratuitamente (visualizar, imprimir e importar) a:

  • Informação «dinâmica» assente numa Base de Dados (indicadores) a partir da qual o utilizador pode construir e alterar quadros à medida das suas necessidades;
  • Publicações, estudos e destaques disponíveis em PDF (conteúdo integral) e nos formatos XLS e CSV (quadros).

Mediante registo na «Área dos Utilizadores», é também possível gravar quadros para utilização futura.