(terminou o prazo de respostas)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 5 de abril de 2015.
Esta notícia apresenta informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre 2008/2009 e 2011/2012.
Problema de Nível 1
Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.
Questão 1: Em que níveis de ensino, se registou um aumento do número de inscrições na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012?
Em relação a um dos anos letivos considerados na figura anterior, apresenta-se a distribuição dos alunos por nível de escolaridade através do gráfico circular ao lado. Questão 3:
O número de alunos matriculados no 2.º ciclo do Ensino Básico na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 diminui 3%, em relação ao ano letivo 2008/2009. |
Problema de Nível 2
Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.
Questão 1:
O número de alunos matriculados no Ensino Secundário na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 aumentou 25% em relação ao ano letivo 2008/2009.
Explica como se obteve o valor 25%.
Questão 2:
Na figura seguinte, apresentam-se dois gráficos (A e B) que representam a informação dada.
A legenda é comum aos dois gráficos.
A escolha da representação gráfica mais adequada de um conjunto de dados depende do tipo de dados e da informação que se pretende destacar.
Indica, para cada uma das situações seguintes, qual o gráfico mais adequado (o que melhor transmite a informação pretendida):
(S1) Número total de alunos matriculados na disciplina de EMRC, por ano letivo.
(S2) Evolução do número de alunos matriculados na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012, por nível de escolaridade.
(S3) Nível de escolaridade com maior número de alunos matriculados em cada ano letivo.
Questão 3:
Relativamente ao ano letivo 2011/2012, o número total de alunos matriculados no ensino secundário inclui alunos do ensino regular e alunos dos cursos profissionais. A informação por modalidade de ensino e ano de escolaridade está resumida na tabela de contingência seguinte:
3.1. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, qual é a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.
3.2. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, verificou-se que era do ensino regular. Qual a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.