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(terminou o prazo de respostas)

Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
590 Lista das escolas (formato Excel) 245 300 45

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Maria Eduarda Gomes de Andrade 9.ºA

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano

Mariana Santos Correia 8.ºA

Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia

Tomás Canavilhas Fernandes 9.º2

Escola Secundária Rainha Dona Amélia

Jéssica Filipa

9.ºCVAC

Escola Básica do Alto dos Moinhos

Afonso Sequeira 5.ºD

E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães

Daniela Maritoi Calfa

7.ºD Agrupamento de Escolas António Gedeão
Teresa Soares dos Santos 8.ºD E.B. 2,3 Professor José Buísel
Beatriz Domingos Teixeira 9.º 1 Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Lucas Manuel Silva Ferraz 6.ºF E. B. 2,3 de Marco de Canaveses
João Luís Cristóvão Levita 9.º D Agrupamento de Escolas António Gedeão
Carolina Raposo 9.ºE E. B. 2,3 de D. Fernando II
Margarida Teixeira Moura 6.ºB E. B. 2,3 de Amarante
Rita Sofia G. da Costa Marques 7.ºC Colégio Internato dos Carvalhos
Diana Cardoso 5.ºB E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães


Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema)

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
154 Lista das escolas (formato Excel) 107 46 1

Alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Beatriz Gomes Pereira 11.º1 Colégio do Sagrado Coração de Maria
Joana Rita Pereira Dias 11.ºB Colégio D. Afonso V
Inês Soares 11.ºCPTAL Escola Secundária António Gedeão
Rodrigo P. Magalhães Vaz Pinto 10.ºB Escola Secundária Seomora da Costa Primo
Maria Rita Lopes Pereira 10.ºH2 Escola Secundária Artur Gonçalves

 

Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente a pelo menos duas das três questões do problema.)

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 24 de setembro de 2015.

Esta notícia apresenta informação sobre os resultados da 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2015.

 

Problema de Nível 1


Na figura ao lado é apresentada informação sobre a evolução do número de candidatos à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, bem como do número de alunos colocados, de 2010 a 2015.

A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Indica o ano em que:


a) se registou o número mais baixo de estudantes colocados na 2.ª fase;

b) o número de candidatos foi o mais elevado;

 


Questão 2:

O número de alunos colocados em 2015 diminuiu em relação a 2014. Calcula o valor dessa diminuição, em percentagem.
 

 

Questão 3:

Calcula a mediana do número de alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior entre 2010 e 2015.

 

Resposta

 

Apresentada pela aluna Maria Eduarda Gomes de Andrade, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano

Resposta à questão 1:

a) Foi em 2015 com 9410 colocados.
b)Foi em 2010 com 20052 candidatos.

Resposta à questão 2:

Número de alunos colocados em 2015 = 9410
Número de alunos colocados em 2010 = 10492

Para calcular o valor da diminuição, em percentagem, entre esses dois valores, primeiro fui encontrar a diferença entre eles, subtraindo o valor inicial (10492) pelo valor final (9410). 10492-9410= 1082.  A seguir, dividi o resultado da subtração (1082) pelo valor inicial (10492)  

1082:10492=0,1031.

Finalmente, para saber o valor em percentagem, multipliquei 0,1031 por 100%

0,1031 x 100%= 10,31%

RESPOSTA: O valor da diminuição em percentagem é de 10,31%

Resposta à questão 3:

Para calcular a mediana, ordenei o número de alunos colocados do menor para o maior.

9410   10492  11365  11412  11492  11772

Depois, procurei o número que se encontrava no meio. Neste caso, o conjunto de números é par, então, tive que descobrir a média dos dois números que estavam no meio ( 11365 e 11412 ).Para calcular a média, somei-os (11365+11412=22777) e dividi o resultado pela quantidade total de números somados (2) 

22777 : 2= 11388,5

RESPOSTA: A mediana de alunos colocados é de 11388,5

 

Problema de Nível 2


Na figura seguinte, é apresentada informação sobre a evolução do número de candidatos à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, do número de alunos colocados, bem como da evolução do número de vagas de 2010 a 2015.

A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

Questão 1:

Em 2015, na 2.ª fase, apresentaram-se a concurso 18250 candidatos, distribuídos pelas seguintes situações:

- candidatos que não tinham concorrido à 1.ª fase: 5810;
- candidatos à 1.ª fase que não ficaram colocados: 4366;
- candidatos colocados na 1.ª fase que não se matricularam: 1980;
- candidatos colocados na 1.ª fase que se matricularam: 6094.

Escolhendo, ao acaso, um dos alunos candidatos, determina a probabilidade, na forma de fração irredutível, de esse aluno ter sido candidato à 1.ª fase do concurso.

Questão 2:

Indica, justificando, se é verdadeira ou falsa a seguinte afirmação:

- “Em 2015, o número de vagas sobrantes para a 3.ª fase foi superior a um terço do número de vagas para a 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior.”

Questão 3:

Calcula a mediana do número de vagas sobrantes para a 3.ª fase dos concursos de acesso ao ensino superior de 2010 e 2015.

Resposta

 

Apresentada pela aluna Beatriz Gomes Pereira, da Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Resposta à questão 1:

Candidatos à 1ª fase: 4366+1980+6094 = 12440

P (candidatos à 1ªfase)= 12440/18250 = 1244/1825 

Resposta à questão 2:

2015:
   Número de vagas para a 2ª fase:15166
   Número de vagas sobrantes para a 3ª fase:5836

   5836 > 1/3 x 15166  (?)

   5836 > 5055,(3)

R: A afirmação é verdadeira pois 5836 é superior a 5055,(3).

Resposta à questão 3:

2010 - 5204
2011 - 8805
2012 - 9076
2013 - 11648
2014 - 9006
2015 - 5836

5204 < 5836 < 8805 < 9006 < 9076 < 11648

O valor central encontra- se entre 8805 e 9006, ou seja, a mediana é a média destes dados.

média = (8805 + 9006) / 2 = 17811/2 = 8905,5

R: A mediana do número de vagas sobrantes para a 3.ª fase dos concursos de acesso ao ensino superior de 2010 a 2015 é 8905,5.

 

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!