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(terminou o prazo de respostas)

 

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 29 de outubro de 2018.

Esta notícia apresenta informação sobre a situação, após três anos, dos alunos que ingressam no ensino secundário científico-humanístico (CH) nos anos letivos 2012/13, 2013/14 e 2014/15 (estudo da DGEEC).

 

Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I 
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
210 Lista das escolas (formato Excel) 128 49 33

 

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Tiago Gromicho 4.ºA

Escola Básica de São Luís

Maria Marques 8.ºA

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

Daniel Barata 9.ºA

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano

Catarina Gonçalves

6.ºH

E. B. 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães

Ana Margarida Queirós Rodrigues 9.ºA

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia


Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que obtiveram pelo menos 50% nas respostas aos 3 itens do problema.

 

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

 

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
185 Lista das escolas (formato Excel) 155 29 1

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Eduarda Nicastro 11.ºCPTAS Escola Secundária de Mem Martins
Bruna Ferreira 11.ºCT3/CSE Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
Pedro Teixeira 10.ºH Escola Básica e Secundária de Canelas
Raquel Alexandra Rodrigues 11.º1 Escola Secundária de Seomara da Costa Primo
Joana Penarroias 11.ºA1 Escola Secundária de Tomaz Pelayo

 

Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que obtiveram pelo menos 50% nas respostas aos 3 itens do problema.

 

Problema de Nível 1

Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação, em 2016/17, dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.

 

Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)

 

A partir da informação apresentada, respode às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Elaborou-se a tabela com frequências relativas (em %) referente à informação do gráfico “Concluíram o Secundário”. Nessa tabela, os valores das frequências relativas foram substituídos pelas letras a, b, c e d, obtendo-se a tabela seguinte.

Idade

Frequência relativa (%)

15 anos ou menos

a

16 anos

b

17 anos

c

18 anos ou mais

d

 

 

 

 

 

 

 

Indica os valores correspondentes às letras a, b, c e d.

 

Questão 2:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

  • (A) Quanto mais avançada é a idade de entrada dos alunos, menor é a percentagem de alunos que concluíram o ensino secundário em 2016/17, ou seja, que concluíram o curso em 3 anos letivos.
  • (B) Mais de metade dos alunos que se matricularam no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, e que tinham 18 anos ou mais, desistiram ou mudaram de via de ensino.

 

Questão 3:

Sabe-se que, dos alunos que ingressaram no ensino secundário CH em 2014/15, 1894 alunos tinham 17 anos. Determina o número de alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17.

 

Resposta

Apresentada pelo aluno Tiago Gromicho da Escola Básica de São Luís

 

Resposta à questão 1*:

Após a análise do gráfico de barras relativo à percentagem dos alunos que “concluíram o secundário” em 2016/2017, verificou-se os seguintes resultados:
Alunos com 15 anos ou menos, correspondente à letra (a) concluíram: 65%
Alunos com 16 anos, correspondente à letra (b) concluíram: 30%
Alunos com 17 anos, correspondente à letra (c) concluíram: 18%
Alunos com 18 anos ou mais, correspondente à letra (d) concluíram: 12%.
 
*Nota: A 7 de dezembro procedemos à seguinte alteração no texto da questão:
“tabela com frequências relativas (em %)” em vez de  “tabela de frequências relativas (em %)”.

 

Resposta à questão 2:

(A) A afirmação é verdadeira, porque verifica-se no gráfico que os alunos com 15 anos ou menos concluíram 63%, com 16 anos concluíram 30%., com 17 anos concluíram 18% e com 18 anos ou mais concluíram 12%. Como se pode verificar quanto mais alta é a idade menor é a percentagem de alunos que concluíram o secundário no ano letivo 2016/2017.

 

(B) A afirmação é verdadeira, porque 30% dos aluno com 18 anos ou mais mudaram de via de ensino e 38% dos alunos com 18 anos ou mais desistiram, portanto a soma das duas percentagens dá 68% de alunos que não concluíram o secundário no ano letivo de 2016/2017 e conclui-se que a percentagem desses alunos é superior a 50%.

 

Resposta à questão 3:

A percentagem dos alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17, dos alunos que ingressaram no ensino secundário CH em 2014/15, é 50 % que é metade dos 1894 alunos que tinham 17 anos. Então o número de alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17 é de 1894 : 2 = 947 alunos.

 

Problema de Nível 2

Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação em 2016/17 dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.

 

Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)

 

 

A partir da informação apresentada, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

Os gráficos apresentam as percentagens de alunos em cada uma das 4 situações consideradas: concluíram o secundário, estavam matriculados no ensino CH sem o terem concluído, mudaram de via de ensino e desistiram. 

Relativamente aos alunos que ingressaram com 18 anos ou mais no ensino CH em 2014/15, apresenta-se a distribuição destes alunos por situação em 2016/17 por intermédio do gráfico circular ao lado.

Indica a situação correspondente às letras A, B, C e D.

 

Questão 2:

Com os dados apresentados, é possível indicar a percentagem total de alunos que concluíram o ensino secundário científico-humanístico (CH) nos 3 anos previstos, ou seja, em 2016/17? Justifica a tua resposta.

 

Questão 3:

Na tabela seguinte, indica-se o número de alunos que entraram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade.

Idade

Número de alunos

15 anos ou menos

52 463

16 anos

6 921

17 anos

1 894

18 anos ou mais

467

 
Determina a percentagem de alunos que concluíram o ensino CH em 2016/17.
Apresenta o resultado arredondado às décimas.
 

Resposta

Apresentada pelo aluno Eduarda Nicastro da Escola Secundária de Mem Martins

 

Resposta à questão 1:

A- Concluíram o secundário;
B- Estavam matriculados mas não concluíram;
C- Mudaram de via de ensino;
D- Desistiram.
 

Resposta à questão 2:

Não é possível calcular a percentagem total de alunos que concluíram o ensino secundário científico-humanístico (CH) nos 3 anos previstos, porque não sabemos quantos alunos há em cada escalão etário.

 

Resposta à questão 3:

Primeiro faz-se o cálculo do número dos alunos que concluíram o ensino secundário em 2016/17, por escalão etário:

52463 * 65 / 100 = 34100     (valor aproximado)
6921 * 30 / 100 = 2076         (valor aproximado)
1894 * 18 / 100 = 341           (valor aproximado)
467 * 12 / 100 = 56               (valor aproximado)

Depois somamos os resultados das contas anteriores:

34100 + 2076 + 341 + 56 = 36573

A seguir somamos o número de alunos que entraram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15:

52463 + 6921 + 1894 + 467 = 61745

E por fim, calculamos a percentagem dos alunos que concluíram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2016/17:

36573 * 100 / 61745 = 59,2%

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!