(terminou o prazo de respostas)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 29 de outubro de 2018.
Esta notícia apresenta informação sobre a situação, após três anos, dos alunos que ingressam no ensino secundário científico-humanístico (CH) nos anos letivos 2012/13, 2013/14 e 2014/15 (estudo da DGEEC).
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
210 |
Lista das escolas (formato Excel) |
128 |
49 |
33 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Tiago Gromicho |
4.ºA |
Escola Básica de São Luís
|
Maria Marques |
8.ºA |
Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
|
Daniel Barata |
9.ºA |
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
|
Catarina Gonçalves
|
6.ºH |
E. B. 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães
|
Ana Margarida Queirós Rodrigues |
9.ºA |
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
|
Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que obtiveram pelo menos 50% nas respostas aos 3 itens do problema.
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
185 |
Lista das escolas (formato Excel) |
155 |
29 |
1 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Eduarda Nicastro |
11.ºCPTAS |
Escola Secundária de Mem Martins |
Bruna Ferreira |
11.ºCT3/CSE |
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano |
Pedro Teixeira |
10.ºH |
Escola Básica e Secundária de Canelas |
Raquel Alexandra Rodrigues |
11.º1 |
Escola Secundária de Seomara da Costa Primo |
Joana Penarroias |
11.ºA1 |
Escola Secundária de Tomaz Pelayo |
Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que obtiveram pelo menos 50% nas respostas aos 3 itens do problema.
Problema de Nível 1
Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação, em 2016/17, dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.
Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)
A partir da informação apresentada, respode às questões que se seguem.
Questão 1:
Elaborou-se a tabela com frequências relativas (em %) referente à informação do gráfico “Concluíram o Secundário”. Nessa tabela, os valores das frequências relativas foram substituídos pelas letras a, b, c e d, obtendo-se a tabela seguinte.
Idade
|
Frequência relativa (%)
|
15 anos ou menos
|
a
|
16 anos
|
b
|
17 anos
|
c
|
18 anos ou mais
|
d
|
Indica os valores correspondentes às letras a, b, c e d.
Questão 2:
Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:
-
(A) Quanto mais avançada é a idade de entrada dos alunos, menor é a percentagem de alunos que concluíram o ensino secundário em 2016/17, ou seja, que concluíram o curso em 3 anos letivos.
-
(B) Mais de metade dos alunos que se matricularam no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, e que tinham 18 anos ou mais, desistiram ou mudaram de via de ensino.
Questão 3:
Sabe-se que, dos alunos que ingressaram no ensino secundário CH em 2014/15, 1894 alunos tinham 17 anos. Determina o número de alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17.
Resposta
Apresentada pelo aluno Tiago Gromicho da Escola Básica de São Luís
Resposta à questão 1*:
Após a análise do gráfico de barras relativo à percentagem dos alunos que “concluíram o secundário” em 2016/2017, verificou-se os seguintes resultados:
Alunos com 15 anos ou menos, correspondente à letra (a) concluíram: 65%
Alunos com 16 anos, correspondente à letra (b) concluíram: 30%
Alunos com 17 anos, correspondente à letra (c) concluíram: 18%
Alunos com 18 anos ou mais, correspondente à letra (d) concluíram: 12%.
*Nota: A 7 de dezembro procedemos à seguinte alteração no texto da questão:
“tabela com frequências relativas (em %)” em vez de “tabela de frequências relativas (em %)”.
Resposta à questão 2:
(A) A afirmação é verdadeira, porque verifica-se no gráfico que os alunos com 15 anos ou menos concluíram 63%, com 16 anos concluíram 30%., com 17 anos concluíram 18% e com 18 anos ou mais concluíram 12%. Como se pode verificar quanto mais alta é a idade menor é a percentagem de alunos que concluíram o secundário no ano letivo 2016/2017.
(B) A afirmação é verdadeira, porque 30% dos aluno com 18 anos ou mais mudaram de via de ensino e 38% dos alunos com 18 anos ou mais desistiram, portanto a soma das duas percentagens dá 68% de alunos que não concluíram o secundário no ano letivo de 2016/2017 e conclui-se que a percentagem desses alunos é superior a 50%.
Resposta à questão 3:
A percentagem dos alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17, dos alunos que ingressaram no ensino secundário CH em 2014/15, é 50 % que é metade dos 1894 alunos que tinham 17 anos. Então o número de alunos que não concluíram nem estavam matriculados no ensino secundário CH em 2016/17 é de 1894 : 2 = 947 alunos.
Problema de Nível 2
Nos gráficos seguintes é apresentada informação sobre a situação em 2016/17 dos alunos que ingressaram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade no ano de ingresso.
Como estavam em 2016/17 os alunos que entraram em 2014/15 em cursos científico-humanísticos, por idade no ano de ingresso (%)
A partir da informação apresentada, responde às questões que se seguem.
Questão 1:
Os gráficos apresentam as percentagens de alunos em cada uma das 4 situações consideradas: concluíram o secundário, estavam matriculados no ensino CH sem o terem concluído, mudaram de via de ensino e desistiram.
Relativamente aos alunos que ingressaram com 18 anos ou mais no ensino CH em 2014/15, apresenta-se a distribuição destes alunos por situação em 2016/17 por intermédio do gráfico circular ao lado.
Indica a situação correspondente às letras A, B, C e D.
Questão 2:
Com os dados apresentados, é possível indicar a percentagem total de alunos que concluíram o ensino secundário científico-humanístico (CH) nos 3 anos previstos, ou seja, em 2016/17? Justifica a tua resposta.
Questão 3:
Na tabela seguinte, indica-se o número de alunos que entraram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15, por idade.
Idade
|
Número de alunos
|
15 anos ou menos
|
52 463
|
16 anos
|
6 921
|
17 anos
|
1 894
|
18 anos ou mais
|
467
|
Determina a percentagem de alunos que concluíram o ensino CH em 2016/17.
Apresenta o resultado arredondado às décimas.
Resposta
Apresentada pelo aluno Eduarda Nicastro da Escola Secundária de Mem Martins
Resposta à questão 1:
A- Concluíram o secundário;
B- Estavam matriculados mas não concluíram;
C- Mudaram de via de ensino;
D- Desistiram.
Resposta à questão 2:
Não é possível calcular a percentagem total de alunos que concluíram o ensino secundário científico-humanístico (CH) nos 3 anos previstos, porque não sabemos quantos alunos há em cada escalão etário.
Resposta à questão 3:
Primeiro faz-se o cálculo do número dos alunos que concluíram o ensino secundário em 2016/17, por escalão etário:
52463 * 65 / 100 = 34100 (valor aproximado)
6921 * 30 / 100 = 2076 (valor aproximado)
1894 * 18 / 100 = 341 (valor aproximado)
467 * 12 / 100 = 56 (valor aproximado)
Depois somamos os resultados das contas anteriores:
34100 + 2076 + 341 + 56 = 36573
A seguir somamos o número de alunos que entraram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2014/15:
52463 + 6921 + 1894 + 467 = 61745
E por fim, calculamos a percentagem dos alunos que concluíram no ensino secundário científico-humanístico (CH) em 2016/17:
36573 * 100 / 61745 = 59,2%