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Os censos vão às escolas

 

Contamos todos.
Contamos com todos.

 

Os Censos 2021 irão acontecer já no próximo mês de abril, abrangendo todo o territórionacional. A realização dos Censos 2021 surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos 2021 e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

O Plano de Contingência para os CENSOS 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito Protocolo de Saúde Pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, incluindo a possibilidade de resposta pelo telefone.

De grande dimensão e exigindo vastos meios para a sua prossecução, as operações censitárias apenas atingem o êxito pleno através do envolvimento e participação de toda a população. Integrado num plano de comunicação mais amplo, “OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS” é uma iniciativa que tem como objetivo convocar a comunidade educativa para a divulgação da importância em responder aos Censos 2021.

 

O projeto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com a Equipa do ALEA1 e tem como objetivos:

 

 Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino o que são, para que servem e como se fazem os Censos;

 Mobilizar e incentivar os alunos e familiares na resposta aos Censos 2021 pela Internet e em segurança.

 

Tendo em conta o sucesso desta iniciativa em censos anteriores e a imprescindível colaboração e experiência dos docentes como gestores e motivadores da sensibilização dos alunos, este projeto foi concebido num modelo que apresenta três tipos de atividades destinadas ao 1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

 

"OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" propõem um conjunto de atividades a realizar com os alunos de forma a sensibilizar para a importância dos Censos e incentivar a participação na maior operação estatística do país, através da resposta pela Internet.

 

A informação está disponível em censos.ine.pt ou em alea.pt.

 

O QUE SÃO OS CENSOS?

Os Censos são uma contagem de todas as pessoas que vivem no nosso país e também de todas as habitações onde elas residem.

Com os Censos, ficamos a saber:

Quantos somos? - O número total de pessoas que vive nas nossas cidades, vilas e aldeias, de norte a sul de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

Como somos? - A idade das pessoas, as suas profissões, os estudos que têm;

Onde vivemos? - Os lugares onde as pessoas vivem;

Como vivemos? - Como são as casas em Portugal.

 

 BREVE HISTÓRIA DOS CENSOS

Já antes da era de Cristo se faziam recenseamentos, geralmente com objetivos militares e de cobrança de impostos. As populações deslocavam-se aos seus locais de origem para apresentação às respetivas autoridades que efetuavam o registo de pessoas e/ou bens.

A história dos Censos é já muito remota e o primeiro recenseamento de que há notícia foi realizado na China: em 2238 a.C. o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas.

Depois, encontramos formas próprias de recensear a população em todas as grandes civilizações antigas: na Mesopotâmia, no Egipto, na China, na Grécia, em Roma, etc.

O primeiro censo populacional conhecido no território que é hoje Portugal foi realizado no ano zero por ordem do imperador César Augusto e dizia respeito à então província romana da Lusitânia. Posteriormente, na Idade Média, também os Árabes efetuaram vários recenseamentos durante a sua permanência na Península Ibérica.

Já após a fundação da nacionalidade, foram realizadas várias contagens, mais ou menos extensas, tendo preocupações sobretudo de ordem militar. A primeira destas operações foi o Rol de Besteiros do Conto, de D. Afonso III (1260-1279).

Em 1864 realizou-se o I Recenseamento Geral da População Portuguesa, que foi o primeiro a reger-se pelas orientações do Congresso Internacional de Estatística de Bruxelas de 1853, marcando o início dos recenseamentos da época moderna.

Embora estas orientações já indicassem que os recenseamentos deveriam ser realizados de 10 em 10 anos, o censo seguinte apenas se realizou em 1878, ao qual se seguiria o Censo de 1890. A partir de então, os recenseamentos da população têm vindo a realizar-se (com poucas exceções) regularmente em intervalos de 10 anos.

Outro marco importante ocorreu em 1970, quando, em simultâneo com o Recenseamento da População, também se realizou o I Recenseamento da Habitação.

O quadro seguinte destaca, de forma sumária, o que de mais relevante aconteceu em cada uma das operações censitárias que decorreram em Portugal até à atualidade.

 

Principais factos nas operações censitárias em Portugal

 

 PARA QUE SERVEM OS CENSOS?

 

O objetivo inicial de qualquer censo é enumerar, ou seja, contar. Complementarmente, pretende-se saber como se distribuem determinadas características nos universos que estão a ser estudados. Neste sentido, são definidas as unidades estatísticas como entidades de observação e caracterização.

Através dos Censos, é possível obter, para cada nível de detalhe geográfico, uma "fotografia" de todos os indivíduos residentes em Portugal e das condições em que habitam.

Os Censos são a única forma atual de contar e caracterizar a totalidade da população e habitação do país, constituindo por isso um valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção em vários domínios:

≫ Definição de objetivos e prioridades para as políticas globais de desenvolvimento e integração;

≫ Planeamento regional e local (urbano e rural);

≫ Estudos de mercado e sondagens de opinião;

≫ Investigação em ciências sociais e políticas;

≫ ...

 

Como instrumento auxiliar às decisões de políticas públicas, os Censos permitem:

≫ Elaborar estudos sobre a estrutura etária da população, deslocações pendulares, níveis de escolaridade e analfabetismo, estrutura económica e social da população, condições de habitabilidade;

≫ Determinar a distribuição de fundos a nível regional e local;

≫ Implementar infraestruturas públicas como escolas, farmácias, hospitais, centros de saúde, equipamentos desportivos;

≫ Implementar infraestruturas públicas como escolas, farmácias, hospitais, centros de saúde, equipamentos desportivos;

≫ Definir a categoria dos aglomerados populacionais e as modificações na estrutura administrativa;

≫ ...

 

No setor privado e particulares também existe um grande interesse nos dados dos Censos, nomeadamente para: 

≫ Efetuar estudos que ajudam à decisão de localizar fábricas, centros comerciais, cinemas, restaurantes, etc; 

≫ Conhecer e analisar o perfil da mão-de-obra;

≫ Constituir amostras para a realização de sondagens de opinião e estudos de mercado;

≫ Investigação nos domínios demográfico, social e económico;

≫ Estudos de impacto ambiental;

≫ Trabalhos escolares nos diferentes graus de ensino;

≫ ...

 

Os dados censitários servem ainda de suporte para a seleção de amostras na realização de outros inquéritos estatísticos e de base de cálculo para estimativas e projeções demográficas.

A comparação com dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos demográficos e socioeconómicos. Os dados censitários são, portanto, fundamentais para a análise da estrutura social, económica e habitacional do país, da sua evolução e tendências, permitindo ainda comparações a nível internacional.

 

 QUEM FAZ OS CENSOS?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregado da preparação e realização dos Censos 2021, bem como da divulgação dos dados recolhidos.

Dada a complexidade da operação estatística "Censos 2021", o INE conta com a colaboração dos municípios e das juntas de freguesia que asseguram a execução das operações dos Censos 2021 nas suas respetivas áreas.

 

 COMO SE FAZEM OS CENSOS?


Os Censos 2021 serão realizados através de um inquérito exaustivo junto de toda a população residente em território nacional, recorrendo a um processo de recolha de informação predominantemente digital (via Internet), que se pretende mais cómodo para os cidadãos e mais eficiente no que respeita à recolha e aos recursos envolvidos.

As unidades estatísticas a contabilizar e a caracterizar são: Edifício, Alojamento, Agregado Doméstico e Indivíduo. Todos os alojamentos serão observados e todas as pessoas neles residentes serão contadas e caracterizadas.

A resposta aos questionários dos Censos 2021 deverá ser realizada pela Internet, pois é um processo fácil, rápido e seguro. A recolha de dados é realizada através do preenchimento de um questionário online que contem perguntas sobre o alojamento, o agregado e os indivíduos residentes.

Para responder pela Internet basta aceder a censos2021.ine.pt e utilizar os códigos e a password incluídos numa carta que será entregue pelo recenseador do INE em cada alojamento.

Como estamos numa situação de pandemia, onde os contatos presenciais devem ser minimizados, pedimos-te que ajudes os teus familiares a responderem pela Internet.

Para as situações em que a resposta pela Internet não for possível, estarão disponíveis outras vias de resposta, nomeadamente o recurso à Junta de Freguesia (através do e-balcão), o autopreenchimento dos questionários em papel ou a resposta por telefone, dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial.

 

 PRINCIPAIS DATAS:

  • A partir de 5 de abril serão distribuídas as cartas com os códigos para a resposta aos Censos 2021.
  • A resposta aos Censos deve ser dada a partir do dia 19 de abril e de preferência até ao dia 3 de maio de 2021.

 

 ATIVIDADES

 

ATIVIDADE 1

1 - Explica a utilidade dos Censos atendendo aos dados que fornecem.

2 - Refere em que medida os resultados dos Censos podem desencadear a necessidade de definir novas opções ao nível das políticas de planeamento e de gestão do território.

 

ATIVIDADE 2 - Realização de um Inquérito

O objetivo desta atividade é que sejam os próprios alunos a realizar um inquérito nas suas várias fases: definição das questões, recolha de dados, tratamento dos dados e apresentação dos resultados.

Podem ser inquiridas várias temáticas de acordo com os interesses dos alunos.

 

ATIVIDADE 3 - Os Censos em Portugal

Realiza um pequeno estudo sobre os Censos em Portugal, de 1864 a 2011. Para tal, acede a censos.ine.pt, onde é possível consultar também a informação recolhida e apurada nos Censos anteriormente realizados.

Seleciona um ou mais indicadores e analisa a evolução desses indicadores ao longo do tempo. Por exemplo, considera a variável população residente; começa por registar numa tabela os dados relativos à população portuguesa residente em Portugal, no período de 1864 a 2011; representa graficamente os dados e analisa a evolução da população ao longo deste período.

 

No final, elabora um relatório com as principais conclusões desse estudo.

 

 

 

 

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1ALEA - Ação Local Estatística Aplicada (www.alea.pt) - é um projeto conjunto da Escola Secundária de Tomaz Pelayo (https://portal.tomazpelayo.com), da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (www.dgeste.mec.pt) e do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).

 
 

 

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Os Censos 2021 irão acontecer já no próximo mês de abril, abrangendo todo o territórionacional. A realização dos Censos 2021 surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos 2021 e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

O Plano de Contingência para os CENSOS 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito Protocolo de Saúde Pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, incluindo a possibilidade de resposta pelo telefone.

De grande dimensão e exigindo vastos meios para a sua prossecução, as operações censitárias apenas atingem o êxito pleno através do envolvimento e participação de toda a população. Integrado num plano de comunicação mais amplo, “OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS” é uma iniciativa que tem como objetivo convocar a comunidade educativa para a divulgação da importância em responder aos Censos 2021.

 

O projeto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com a Equipa do ALEA1 e tem como objetivos:

 

 Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino o que são, para que servem e como se fazem os Censos;

 Mobilizar e incentivar os alunos e familiares na resposta aos Censos 2021 pela Internet e em segurança.

 

Tendo em conta o sucesso desta iniciativa em censos anteriores e a imprescindível colaboração e experiência dos docentes como gestores e motivadores da sensibilização dos alunos, este projeto foi concebido num modelo que apresenta três tipos de atividades destinadas ao 1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

 

"OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" propõem um conjunto de atividades a realizar com os alunos de forma a sensibilizar para a importância dos Censos e incentivar a participação na maior operação estatística do país, através da resposta pela Internet.

 

A informação está disponível em censos.ine.pt ou em alea.pt.

 

O QUE SÃO OS CENSOS?

Os Censos são uma contagem de todas as pessoas que vivem no nosso país e também de todas as habitações onde elas residem.

Com os Censos, ficamos a saber:

Quantos somos? - O número total de pessoas que vive nas nossas cidades, vilas e aldeias, de norte a sul de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

Como somos? - A idade das pessoas, as suas profissões, os estudos que têm;

Onde vivemos? - Os lugares onde as pessoas vivem;

Como vivemos? - Como são as casas em Portugal.

 

 BREVE HISTÓRIA DOS CENSOS

Já antes da era de Cristo se faziam recenseamentos, geralmente com objetivos militares e de cobrança de impostos; As populações deslocavam-se aos seus locais de origem e apresentavam-se às respetivas autoridades que efetuavam o registo de pessoas e/ou bens.

O primeiro censo da população conhecido no território que é hoje Portugal foi realizado no ano 0 por ordem do imperador César Augusto e dizia respeito à então província romana da Lusitânia. Mais tarde, na Idade Média, também os Árabes efetuaram vários recenseamentos durante a sua permanência na Península Ibérica.

Já após a fundação da nacionalidade, foram realizadas várias contagens, mais ou menos extensas, tendo preocupações, sobretudo, de ordem militar. A primeira destas operações foi o Rol de Besteiros do Conto de D. Afonso III (1260-1279).

Em 1864, realizou-se o I Recenseamento Geral da População Portuguesa, que foi o primeiro a seguir as orientações do Congresso Internacional de Estatística de Bruxelas de 1853, marcando o início dos recenseamentos da época moderna.

Embora estas orientações já indicassem que os recenseamentos deveriam ser realizados de 10 em 10 anos, o censo seguinte apenas se realizou em 1878, ao qual se seguiria o censo de 1890. A partir de então, os recenseamentos da população têm vindo a realizar-se (com poucas exceções) regularmente em intervalos de 10 anos.

Outro marco importante ocorreu em 1970, quando, em simultâneo com o Recenseamento da População, se realizou também o I Recenseamento da Habitação.

Em Portugal, os últimos Censos foram realizados em 2011.

 

 PARA QUE SERVEM OS CENSOS?

Através dos Censos é possível obter uma "fotografia" de todos os indivíduos residentes em Portugal e das condições em que habitam.

Os Censos são a única forma atual de contar e caracterizar TODA a população e habitação do país, constituindo por isso um instrumento muito valioso para o planeamento e para a gestão nacional, permitindo decidir quais os investimentos mais importantes a fazer na educação, na economia, na saúde, no desporto, na habitação, nos transportes e vias de comunicação, etc.

Assim, os dados recolhidos pelos Censos sobre a população e a habitação são fundamentais para que o Governo e as Autarquias Locais possam dispor de informação fundamental e indispensável ao cumprimento das suas tarefas. Revestem-se, por isso, do maior interesse para toda a sociedade, pelo que a colaboração de cada um deve ser interpretada como um ato de responsabilidade e civismo.

Os resultados dos Censos são fundamentais para conhecer o presente e preparar melhor o futuro do país.

 

 QUEM FAZ OS CENSOS?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregado da preparação, execução, apuramento e divulgação dos dados dos Censos2021.

Dada a complexidade da operação estatística Censos 2021, o INE conta com a colaboração das Autarquias Locais: os municípios responsabilizam-se pela organização, coordenação e controlo das tarefas do recenseamento nas suas áreas respetivas e a execução no terreno cabe às juntas de freguesia.

 

 COMO SE FAZEM OS CENSOS?

A resposta aos questionários dos Censos 2021 deverá ser realizada através da Internet, que é um processo fácil, rápido e seguro. A recolha de dados é realizada através do preenchimento de um questionário online que contém perguntas sobre o alojamento, o agregado e os indivíduos residentes.

Para responder pela Internet basta aceder a censos2021.ine.pt e utilizar os códigos e a password incluídos numa carta que será entregue pelos recenseadores do INE em cada alojamento.

Como estamos numa situação de pandemia, onde os contatos presenciais devem ser minimizados, pedimos-te que ajudes os teus familiares a responderem pela Internet ou pelo telefone, sempre que possível.

Para as situações em que a resposta pela Internet não for possível, estarão disponíveis outras vias de resposta, nomeadamente o recurso à Junta de Freguesia (através do e-balcão), o autopreenchimento dos questionários em papel ou a resposta por telefone, dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial.

 

 

 PRINCIPAIS DATAS:

  • A partir de 5 de abril serão distribuídas as cartas com os códigos para a resposta aos Censos 2021.
  • A resposta aos Censos deve ser dada a partir do dia 19 de abril e de preferência até ao dia 3 de maio de 2021.

 

 ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 - Os Censos

Completa as seguintes frases:

  1. Os Censos contam todos os residentes em _______________.
  2. Os Censos realizam-se de ___ em ___ anos.
  3. Os dados censitários são fundamentais para analisar o P__ __ S__ __T__ e preparar o F__ __ UR__ do país.
  4. O preenchimento e envio dos questionários dos Censos2021 é feito preferencialmente na __NT__ __N__T.

 

ATIVIDADE 2 - Sopa de letras

Descobre as seguintes palavras relacionadas com os Censos:

ATIVIDADE 3 - Jardim ou centro comercial?

(Tarefa proposta para o 2.º Ciclo)

O Presidente do Município de VilaCensos pretende construir uma nova infraestrutura num bairro onde foram demolidos alguns prédios velhos (local assinalado na Figura 1 com o ponto de interrogação. Pretende-se que este espaço possa vir a ser utilizado pelas pessoas que moram nessa zona.

O Presidente está indeciso entre construir um jardim ou um centro comercial.

Nota: Se o número de crianças e de idosos for superior a 50% do total da população da área, a opção será construir um jardim; caso contrário, os adultos estarão em maioria e o Município de VilaCensos construirá um centro comercial.

Figura 1 - Localização da infraestrutura a construir (jardim ou centro comercial?)

 

Ajuda o Presidente do Município de VilaCensos a tomar a melhor decisão.

 

1: Recorrendo à Figura 2, calcula o número de crianças, adultos e idosos que vivem na vizinhança do espaço disponível (casas A a J).

Figura 2 - Número de crianças, adultos e idosos que habitam as casas A a J

 

1.1: O que achas que deve ser construído nesse espaço?

 

ATIVIDADE 4 - Parque infantil ou Lar de 3.ª idade?

(Tarefa proposta para o 3.º Ciclo)

Foste contratado(a) por um centro de investigação para participar num projeto que ajuda os seus clientes a decidir qual a melhor localização para instalar os serviços pretendidos.

Para apoiar as decisões dos seus clientes, o centro de investigação utiliza os dados dos Censos.

 

Cliente 1 - O Município de CidadeCensos – que é constituído por 16 quarteirões, numerados de 1 a 16 (Figura 1), pretende construir um Parque infantil e um Lar de 3.ª idade.

 

Para ajudar na sua decisão, está disponível um conjunto de dados (Figura 2) da CidadeCensos, por quarteirões, contendo o número de crianças com 15 ou menos anos, de idosos com 65 ou mais anos e o total da população. Naturalmente, a melhor localização para cada um dos serviços (Parque Infantil e Lar de 3.ª Idade) deverá ser na vizinhança do maior número de beneficiários dos serviços.

 

Quais as melhores localizações para estes dois equipamentos?

 

 

 

 

 

 

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1ALEA - Ação Local Estatística Aplicada (www.alea.pt) - é um projeto conjunto da Escola Secundária de Tomaz Pelayo (https://portal.tomazpelayo.com), da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (www.dgeste.mec.pt) e do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).

 
 

 

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O projeto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" é desenvolvido pelo Gabinete dos Censos do INE em colaboração com o ALEA1 e tem como objetivos:

 

  • Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino: o que são, para que servem e como se fazem os Censos;

  • Mobilizar os pais e familiares dos alunos para a participação nos Censos 2021;

  • Incentivar os alunos para ajudar os pais na resposta aos Censos 2021 pela Internet.

 

 

Atividades relativas aos Censos

No âmbito desta iniciativa, foram criadas algumas atividades relativas aos Censos:

 

 

Outros materiais disponíveis no ALEA

 

 

Para mais informações sobre os Censos 2021, visite o sítio dos Censos na Internet:
http://censos.ine.pt

 

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No âmbito da iniciativa “Os Censos vão à Escola”, as turmas do Centro de Estudos de Fátima reuniram-se para realizar um trabalho em vídeo focando a importância dos Censos, com base no material enviado às escolas pelo Instituto Nacional de Estatística. Esse trabalho pode ser visionado aqui.

 


1ALEA - Ação Local Estatística Aplicada (www.alea.pt) - é um projeto conjunto da Escola Secundária de Tomaz Pelayo (https://portal.tomazpelayo.com), da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (www.dgeste.mec.pt) e do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).

 

 
 
 

 

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Os Censos 2021 irão acontecer já no próximo mês de abril, abrangendo todo o territórionacional. A realização dos Censos 2021 surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos 2021 e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

O Plano de Contingência para os CENSOS 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito Protocolo de Saúde Pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, incluindo a possibilidade de resposta pelo telefone.

De grande dimensão e exigindo vastos meios para a sua prossecução, as operações censitárias apenas atingem o êxito pleno através do envolvimento e participação de toda a população. Integrado num plano de comunicação mais amplo, “OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS” é uma iniciativa que tem como objetivo convocar a comunidade educativa para a divulgação da importância em responder aos Censos 2021.

 

O projeto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com a Equipa do ALEA1 e tem como objetivos:

 

 Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino o que são, para que servem e como se fazem os Censos;

 Mobilizar e incentivar os alunos e familiares na resposta aos Censos 2021 pela Internet e em segurança.

 

Tendo em conta o sucesso desta iniciativa em censos anteriores e a imprescindível colaboração e experiência dos docentes como gestores e motivadores da sensibilização dos alunos, este projeto foi concebido num modelo que apresenta três tipos de atividades destinadas ao 1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

 

"OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" propõem um conjunto de atividades a realizar com os alunos de forma a sensibilizar para a importância dos Censos e incentivar a participação na maior operação estatística do país, através da resposta pela Internet.

 

A informação está disponível em censos.ine.pt ou em alea.pt.

 

O QUE SÃO OS CENSOS?

Os Censos são uma contagem de todas as pessoas que vivem no nosso país e também de todas as habitações onde elas residem.

Com os Censos, ficamos a saber:

Quantos somos? - O número total de pessoas que vive nas nossas cidades, vilas e aldeias, de norte a sul de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

Como somos? - A idade das pessoas, as suas profissões, os estudos que têm;

Onde vivemos? - Os lugares onde as pessoas vivem;

Como vivemos? - Como são as casas em Portugal.

 

PARA QUE SERVEM OS CENSOS?

É muito importante conhecermos quantas são e como são as pessoas que vivem em cada uma das nossas cidades, vilas e aldeias e as habitações que ocupam; esse conhecimento permite-nos ficar a saber:

 O número de escolas, creches e lares de idosos que são necessários;

 Onde se devem construir as estradas, os hospitais, as fábricas, os centros comerciais, os pavilhões desportivos…;

 Como repartir o dinheiro pelas Autarquias Locais: municípios e juntas de freguesia.

 

Os resultados dos Censos são fundamentais para conhecer o presente e preparar melhor o futuro do País.

 

 QUEM FAZ OS CENSOS?

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregado da preparação e realização dos Censos 2021, bem como da divulgação dos dados recolhidos.

Tratando-se de uma tarefa difícil e de grande dimensão, o INE tem a colaboração dos municípios e das juntas de freguesia.

 

 COMO SE FAZEM OS CENSOS?

As pessoas respondem aos questionários dos Censos 2021 através da Internet que é um processo fácil, rápido e seguro.

Para responder pela Internet basta aceder a censos2021.ine.pt e utilizar os códigos e a password incluídos numa carta que será entregue pelos recenseadores do INE em cada casa.

Como estamos numa situação de pandemia, onde os contatos presenciais devem ser minimizados, pedimos-te que ajudes os teus familiares a responderem pela Internet.

Para as situações em que a resposta pela Internet não for possível, estarão disponíveis outras vias de resposta, nomeadamente o recurso à Junta de Freguesia (através do e-balcão), o autopreenchimento dos questionários em papel ou a resposta por telefone.

 

 PRINCIPAIS DATAS:

  • A partir de 5 de abril serão distribuídas as cartas com os códigos para a resposta aos Censos 2021.
  • A resposta aos Censos deve ser dada a partir do dia 19 de abril e de preferência até ao dia 3 de maio de 2021.

 

 ATIVIDADES

ACTIVIDADE 1 - Os Censos

- Fazer um pequeno inquérito aos alunos, por exemplo com perguntas constantes no Anexo 1;

- Apurar os resultados da turma de modo a ser possível responder a algumas perguntas:

  • Quantos rapazes e quantas raparigas existem na turma?
  • Quantos alunos têm 6, 7, 8, 9 ou 10 anos?
  • Qual o meio de transporte mais utilizado na deslocação para a Escola?
  • Quantas casas tem garagem?

 

ANEXO 1

ALOJAMENTO E AGREGADO DOMÉSTICO

- Quantas divisões tem a tua casa (conta só os quartos e as salas)?

- A tua casa tem garagem ou estacionamento?

Sim ◯

Não ◯ 

- Contando contigo, quantas pessoas habitam em tua casa?

 

INDÍVIDUO

- Qual é o teu sexo?

Masculino ◯

Feminino  ◯ 

- Quantos anos tens? 

- Que ano de escolaridade frequentas? 

- Como vais para a escola? (Assinala o principal meio de transporte que utilizas)

A pé

De carro

De bicicleta

De autocarro

De comboio

Outro 


 

 

 

TU TAMBÉM CONTAS!

O INE CONTA CONTIGO!

 

 


1ALEA - Ação Local Estatística Aplicada (www.alea.pt) - é um projeto conjunto da Escola Secundária de Tomaz Pelayo (https://portal.tomazpelayo.com), da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (www.dgeste.mec.pt) e do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).

 

Resultados do Inquérito - "Tu Também Contas"

Umas das principais iniciativas realizadas pelo Alea em 2001 foi a do "Mini - Censos" destinado às escolas básicas. Remeteram-se os inquéritos às escolas do 1º ciclo e toda a informação recolhida foi organizada e tratada por uma equipa conjunta envolvendo também técnicos do INE e da Sociedade Portuguesa de Estatística.

"Mini - Censos"

Os "Mini-Censos" tiveram como principal propósito dar a conhecer aos alunos o que são, para que servem e como se fazem os Censos. Com esta experiência, inédita em Portugal, além da informação recolhida, desenvolvem-se bases de conhecimento indispensáveis para o ensino da cidadania.

Mini - Censos acabaram

Mini - Censos 1º Ciclo

Os Mini-Censos do 1º ciclo terminaram a recolha de respostas em 29 de Junho de 2001.

Vamos conhecer-te melhor! Como és, quais os teus hábitos, com quem vives, o que mais gostas de estudar...

Depois de recolhidos e tratados os dados enviados pelas Escolas disponibilizaremos aqui os resultados.

 

referência: in Porquet, Madelene, 1978, "Matemática Natural no Ensino Infantil", Editorial Estampa

Materiais enviados às escolas seleccionadas na amostra:

Carta
Inquérito
Folha de instruções
Folha de respostas

Morada para envio dos inquéritos:

Projecto Alea
Escola Secundária Tomaz Pelayo
R. Dr. Fernando A. Pires de Lima
4785 - 531 Santo Tirso

Lista das escolas que responderam

Toda a equipa do projecto ALEA gostaria de agradecer às escolas, professores e alunos que se predisposeram a responder ao inquérito «tu também contas» (mini-censos).

As escolas que responderam ao inquérito, associando-se assim a este evento, foram:

Designação Localidade
Escola básica do 1º ciclo de Arrota Loureiro
Escola básica do 1º ciclo nº2 de Lomba - Agualva
Escola básica do 1º ciclo Vale de Rocins
Escola básica do 1º ciclo Eiró Cossourado
Escola básica do 1º ciclo de Assento - Morreira
Escola básica nº46 de Braga
Escola básica do 1º ciclo de Calvário nº2 Portelinha
Escola básica do 1º ciclo de Pomares
Escola básica do 1º ciclo de Carapinheria
Escola básica do 1º ciclo de Vale Parra
Escola básica do 1º ciclo de Vale de Mouro
Escola básica do 1º ciclo nº1 de S.Tiago dos Velhos
Escola básica Integrada da Azambuja
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Loures
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Vila Verde
Escola básica do 1º ciclo de Maranhão
Escola básica de Monte da Mina
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Palmela
Escola básica 1 nº56 - Agrupamento de Lordelo do Ouro
Escola Básica do 1º Ciclo nº 3 da Cova da Piedade
Escola básica 1 nº2 de Palmela
Escola básica do 1º ciclo de S. Martinho de Anta
Escola do 1º ciclo de Ribolhos
Escola básica do 1º ciclo do Carvalhal
Escola do 1º ciclo de ensino básico de Vila Boa
Escola do 1º ciclo de ensino básico de Águadalte
Escola de Arcas
Escola básica do 1º ciclo de Soutelo
Escola básica do 1º ciclo de Canado
Escola básica do 1º ciclo da Granja
Escola básica Integrada de Mões
Escola básica do 1º ciclo de Águas Boas
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Areosa
Escola básica do 1º ciclo de Mâmoa-Mujães
Escola básica do 1º ciclo nº 16 do Porto
Escola básica do 1º ciclo de Carrazedo
Escola básica do 1º ciclo de Stº André das Tojeiras
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Monte (Mionhos)
Escola básica do 1º ciclo de Terreiros de Além
Escola básica do 1º ciclo de Teixugueiras
Escola do Outeiro-Jovim
Escola básica do 1º ciclo de Outeiro (Idães)
Escola básica do 1º ciclo de Ouriçosa
Escola básica do 1º ciclo - Hortas
Escola básica do 1º ciclo de Pena
Agrupamento de escolas de Sobrado - EB1nº 2 de Campelo ( Fijós )
Escola básica do 1º ciclo nº 3 de Fogueteiro
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Giesta
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Zambujal
Escola básica do 1º ciclo de Queixomil
Escola básica do 1º ciclo de Folgarosa
Escola básica do 1º ciclo de Alcaria
Escola básica do 1º ciclo Major David Neto - Portimão
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Albufeira
Escola básica do 1º ciclo nº 183 de Lisboa
Escola básica do 1º ciclo de Vila Seca
Escola básica do 1º ciclo de Ratoeira
Escola básica do 1º ciclo nº 50 do Porto
Escola básica do 1º ciclo nº 3 de Reboleira
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Carvoeira
Escola básica do 1º ciclo de Pereira
Escola básica do 1º ciclo de Mondão
Escola básica do 1º ciclo de Isna
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Casquinho
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Casquinho
Escola básica do 1º ciclo de Malhou
Agrupamento 1º ciclo nº 1 de Sines
Escola básica do 1º ciclo com Jardim de Infância de Pedrouços
Escola básica do Porto da Cruz
Escola básica do 1º ciclo de Igreja (Banho e Carvalhosa)
Escola básica do 1º ciclo de Lage (Parada de Todeia)
Escola básica do 1º ciclo de Golegã
Escola básica do 1º ciclo nº 142 de Lisboa
Escola básica do 1º ciclo de Mós
Escola básica do 1º ciclo de Boavista
Escola básica do 1º ciclo de Carvalhal de Aljubarrota
Escola básica do 1º ciclo Gago Coutinho (Reboleira)
Escola básica do 1º ciclo de Ereiras
Agrupamento de escolas de Aldoar
EB/JI Prof. Manuel Francisco Correia
Escola básica do 1º ciclo nº 55 de Lisboa
Agrupamento de escolas de AVER-O-MAR
Escola básica do 1º ciclo de Monte
Agrupamento de escola de Matosinhos
EB/JI Escultora Luisa Constantina
Agrupamento de escolas de Stº António da Charneca
Escola básica do 1º ciclo de Casal do Poço Salgueiro
Escola básica do 1º ciclo de S. Joaninho
Escola básica do 1º ciclo de Souto de Lafões
Escola básica do 1º ciclo de Canas de Senhorim
Escola básica do 1º ciclo nº 51 de Lisboa
Escola básica do 1º ciclo de Malveira
Escola básica do 1º ciclo de Matos
Escola básica do 1º ciclo nº 48 do Porto
Escola básica do 1º ciclo de Palma
Esc. Prim. nº 3 de Candelária
Escola básica do 1º ciclo de Bouça
Escola básica do 1º ciclo de Enxofães
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Massamá
Escola básica do 1º ciclo de Canas de Stª Maria
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Afurada
Escola básica do 1º ciclo de S. Joanico
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Cova da Serpe
Escola básica do 1º ciclo de Banduge
Escola básica do 1º ciclo de Sardão
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Anadia
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Faro
Agrupamento de escolas de Redondo
Escola básica do 1º ciclo de Vieiro
Escola básica do 1º ciclo nº 199 de Lisboa
Escola básica do 1º ciclo de Baixo nº 1
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Igreja (Campo)
Escola básica do 1º ciclo de Pinhal de Frades
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Telha Nova
Agrupamento das Escola da Sede de Paços de Ferreira
Agrupamento de Escolas de Monforte
Escola básica do 1º ciclo nº 2 de Foros do Arrão
Escola básica do 1º ciclo de Moita
Escola básica do 1º ciclo de Pera
Escola básica do 1º ciclo de Contado
Escola básica do 1º ciclo de Calvário
Escola básica do 1º ciclo de Carvalhas
Escola básica do 1º ciclo de Francelos
Escola básica do 1º ciclo nº 73 de Lisboa
Escola básica do 1º ciclo de Pilado
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Cesar
Escola básica do 1º ciclo de Tolosa
Escola básica do 1º ciclo nº 3 de Gafanha da Encarnação
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Sagres
Escola básica do 1º ciclo de Algoz
Escola básica do 1º ciclo de Quimbres - São Silvestre
Escola básica do 1º ciclo de Arripiado
Escola básica do 1º ciclo de Paredes da Beira
Escola básica do 1º ciclo de Lazarim
Escola básica do 1º ciclo de Sobradelo
Escola básica do 1º ciclo de Padronelo
Escola básica do 1º ciclo de Virtudes
Escola básica do 1º ciclo de Vera Cruz
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Campo
Escola básica do 1º ciclo de Passagem
Escola básica do 1º ciclo de Quinta Nova
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Serém
Escola básica do 1º ciclo de S. Marcos do Campo
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Cacém
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Corredoura
Escola básica do 1º ciclo nº 1 de Soure
Escola básica do 1º ciclo de Arneiro de Fora
Escola básica do 1º ciclo de Agras
Escola básica do 1º ciclo de Porto Codeço
Escola básica do 1º ciclo de Stº António
Escola básica do 1º ciclo de Cruzes
EB/JI de Flamengos
Escola básica do 1º ciclo de Penelas
Escola básica do 1º ciclo de Carrazeda de Ansiães
Escola básica do 1º de Moreira
Escola básica do 1º ciclo de Calvário nº 2
Esc. Bas. 1º ciclo nº 54 de Lisboa
Loureiro
Agualva
Vale de Rocins
Eiró
Morreira
Póvoa
Portelinha - Serzedelo
Pomares
Carapinheira
Vale de Parra
Vale de Mouro
S Tiago Dos Velhos
Azambuja
Loures
Ral
Maranhão
Monte da Mina
Penafiel
Lordelo Do Ouro
Cova da Piedade
Palmela
S. Martinho de Anta
Ribolhos
Carvalhal
Vila Boa - Mões
Aguadalte
Mões
Mões
Mões
Granja
Mões
Águas Boas
Figueiredo
Mâmoa
Porto
Carrazedo
Santo André das Tojeiras
Moinhos
Terreiros de Além
Teixugueiras
Jovim
Outeiro
Ouriçosa
Painçais - Lever
Pena
Sobrado
Paivas
Alvarelhos
Zambujal
Sta Cruz Do Douro
Folgarosa
Alcaria
Portimão
Albufeira
Lisboa
Vila Seca
Ratoeira
Porto
Reboleira
Serra de S. Julião
Pereira
Mondão
Isna
Silvares
Silvares
Malhou
Sines
Pedrouços
Porto da Cruz
Igreja
Parada De Todeia
Golegã
S Joao
Lousada
Lagoas
Carvalhal
Reboleira
Ereiras
Porto
Achadinha
Lisboa
Aver-o-Mar
Mazarefes
Matosinhos
Rabo de Peixe
Santo António da Charneca
Casal do Poço Salgueiro
S. Joaninho
Souto de Lafões
Canas de Senhorim
Lisboa
Malveira
Matos
Porto
Alcacer do Sal
Monte
Bouça
Enxofães
Massamá
Canas de Stª Maria
Afurada
S. Joanico
Cova da Serpe
Banduge
Oliveira do Douro
Anadia
Faro
Redondo
Vieiro
Lisboa
Mar
Balselhas
Pinhal de Frades
Telha Nova
Paços de Ferreira
Monforte
Foros do Arrão de Baixo
Moita
Pera
Fregim
Calvário
Carvalhas
Vila De Prado
Lisboa
Pilado
Cesar
Tolosa
Gafanha da Encarnação
Sagres
Algoz
Quimbres
Arripiado
Paredes da Beira
Lazarim
Sobradelo
Padronelo
Virtudes
Casis De Vera Cruz
Campo
Passagem
Qta Nova
Serém de Cima
S. Marcos do Campo
Cacém
PARAMOS
Soure
Arneiro de Fora
Agras
Porto Codeço
Santo António
Cruzes
Flamengos
Guilhofrei
Carrazeda de Ansiães
Cimo de Vila
Souto - Gemeses
Lisboa

 

"Resultados Definitivos - Censos 2001"

Instituto Nacional de Estatística

Portugal, na última década, viu crescer a sua população, tanto residente como presente, bem como as famílias, alojamentos e edifícios. Temos, seguramente, mais população e mais habitação, e os maiores crescimentos situam-se na faixa litoral, representada pelas orlas marítimas das 5 regiões do Continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

«Os Censos vão às Escolas»

O projecto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" foi desenvolvido pelo Gabinete dos Censos 2001 e teve como objectivos:

  • Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino: o que são, para que servem e como se fazem os Censos;
  • Mobilizar os pais e familiares dos alunos para a participação nos CENSOS 2001.

Podes encontrar aqui uma apresentação sobre os Censos.

E ainda algumas Aulas sobre os Censos:

Ensino Básico - 1º Ciclo
Ensino Básico - 2º e 3º Ciclo

 

Ensino Secundário

 

O ALEA enviou para a tua escola diversos materiais que te podem ajudar a compreender melhor os Censos...

 
1 poster educativo sobre os últimos recenseamentos em Portugal;


1 nº especial da Aleazine;


folhetos informativos;

Dossier Didáctico

Disponibilizamos ainda um Dossier Didáctico sobre os Censos. Podes importá-lo em formato Acrobat Reader (PDF):

 

 

 
 

 

Taxa de desemprego 1º trimestre de 2024
6,8%

 

Inflação (IPC) maio de 2024
2,56%
(var. média últimos 12 meses)


O ALEA – Ação Local de Estatística Aplicada – é um projeto de parceria que visa a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística.


 

O sítio

Melhorar a literacia é uma condição importante para, por um lado, garantir uma melhor prestação de um serviço de utilidade pública, por outro lado, fomentar ambientes e experiências de aprendizagem diversificados, recorrendo às novas tecnologias de informação.
 


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